Sustentabilidade, Segurança Alimentar no contexto do Programa Nacional de Alimentação Escolar
uma análise da experiência da EMEI Boca do Monte (RS)
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i2.19833Palavras-chave:
Políticas públicas. Educação Ambiental. Educação Alimentar e Nutricional. PNAE.Resumo
Sustainability, Food Security in the context of the National School Feeding Programme: an analysis of the experience of EMEI Boca do Monte (RS)
O atendimento ao Direito Humano à Alimentação Adequada figura dentre uns dos principais desafios do Brasil. Considerando os desiguais e injustos modelos de produção, consumo e distribuição alimentar, que caracterizam o sistema agroalimentar hegemônico, é preeminente a necessidade de políticas públicas e tecnologias sociais para a promoção da segurança alimentar e da sustentabilidade. O presente estudo analisa as experiências de educação ambiental e educação alimentar e nutricional que estão circunscritas em escolas do campo. A partir de um estudo de caso em Santa Maria (RS), avalia-se como a alimentação escolar concretiza-se como eixo central em ações educativas. Concluiu-se que o entorno socioterritorial que caracteriza a EMEI Boca do Monte amplia o potencial de consecução dos objetivos do PNAE. A proximidade com instituições de pesquisa e com as famílias, além de prover alimentos aos estudantes, são determinantes para a ampliação da qualidade de vida dos envolvidos.
Downloads
Referências
AVINIO, Carina de Souza. Ecologia do desenvolvimento humano: movimentos e construção da ambiência bioecológica na educação infantil do campo. 2019. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
BELIK, Walter; SOUZA, Luciana Rosa de. Algumas reflexões sobre os programas de alimentação escolar na América Latina. Planejamento e políticas públicas, n. 33, p. 103-122, 2009. Doi: https://doi.org/10.38116/ppp33
BRASIL, Ministério da Educação. Alimentação e Nutrição no Brasil. Alimentação e nutrição no Brasil. 2007. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: <https://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/aliment.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2025.
BRASIL, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Educação Alimentar e Nutricional. 2025a. Disponível em: < https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae/pnae-educacao-alimentar-nutricional>. Acesso em: 01 jul. 2025.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados. 2025b. Disponível em: <|https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados>. Acesso em: 21 jun. 2025.
CARDOSO, Victor Martins; GILIO, Leandro; JANK, Marcos Sawaya; PIOLI, Lirya Pioli. Brasil torna-se o maior país exportador de commodities do agro no mundo. São Paulo: INSPER, 2025. Disponível em: <https://agro.insper.edu.br/storage/papers/February2025/EUA%20x%20Brasil.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2025.
CEFLOR, Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal. Registro fotográfico da ação educacional promovida em parceria com a EMEI Boca do Monte. 2025. 1 fotografia. Coleção institucional.
CONSTANTY, Hadrien François Pierre-Henri.; ZONIN, Wilson João. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e sustentabilidade: o caso do município de Marechal Cândido Rondon. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 36, p. 371-392, 2016. Doi: https://doi.org/10.5380/dma.v36i0.39688
DAL SOGLIO, Fabio. A agricultura moderna e o mito da produtividade. In: DAL SOGLIO, Fabio.; KUBO, Rumi Regina (Orgs.). Desenvolvimento, agricultura e sustentabilidade. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016.
BAUMGARTEN, Maíra. Sociedade e Sustentabilidade: qual o lugar do conhecimento? Sociologias, v. 16, n.37, p.14-22, 2014. Doi: https://doi.org/10.1590/15174522-016003701
BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de Educação Alimentar e Nutricional para as políticas públicas. Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012.
FERREIRA, Helen Gonçalves Romeiro; ALVES, Rodrigo Gomes; MELLO, Silvia Conceição Reis Pereira. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): alimentação e aprendizagem. Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, v. 22, n. 44, p. 90-113, 2019. Doi: https://doi.org/10.30749/2177-8337.v2n44p90-113
FOLLMANN, Leila Cássia Picon; SANTOS, Emilso Damm dos; FOLLMANN, Diego Nicolau. O papel da agricultura familiar na preservação do meio ambiente e da biodiversidade: uma análise a partir do PNAE. Caderno Pedagógico, v. 22, n. 6, p. e15874-e15874, 2025. Doi: https://doi.org/10.54033/cadpedv22n6-269
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Plataforma ODS. 2025. Disponível em: <https://odsbrasil.gov.br/>. Acesso em: 25 jun. 2025.
JACOB, Michelle Cristine Medeiros; CHAVES, Viviany Moura. Falhas do sistema alimentar brasileiro: contribuições da geografia literária para o fortalecimento da democracia alimentar. Revista de Saúde Coletiva, v. 29, n. 1, p. 1-23, 2019. Doi: https://doi.org/10.1590/S0103-73312019290106
KONO, Claudia Mitie; LUZ, Maurício Roberto Motta Pinto da. Trajetória das políticas de educação alimentar e nutricional no Brasil. Trabalho, Educação e Saúde, v. 22, p. 14, 2024. Doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-ojs2587
LIBERMANN, Angelita Pinto; BERTOLINI, Geysler Rogis Flor. Tendências de pesquisa em políticas públicas: uma avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, p. 3533-3546, 2015. Doi: https://doi.org/10.1590/1413-812320152011.16822014
LOFFLER, Daliana. Kindergarten in the field school, what about the children indicate in this context. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
MACHADO, Priscila Pereira e OLIVEIRA, Nádia Rosana Fernandes de; MENDES, Áquilas Nogueira. O indigesto sistema do alimento mercadoria. Saúde e Sociedade, v. 25, n. 2, p. 505-515, 2016. Doi: https://doi.org/10.1590/s0104-12902016151741
MACHADO, Paula Bernardes; CHAGAS,Carolina Martins dos Santos; CORDEIRO, Amábela de Avelar; CASTRO, Elisa Guaraná de; SOUZA, Thais Salema Nogueira de. Alimentação e sustentabilidade em perspectiva multidimensional: percepções e práticas de jovens rurais. Cadernos de Saúde Pública, v. 41, n. 5: e00101623, p. 1-12, 2025. Doi: https://doi.org/10.1590/0102-311XPT101623
MALUF, Renato S. Alimentos, alimentação e sistemas alimentares na reconstrução do país e transformação da sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, 2024. Disponível em: <https://ceresan.net.br/wp-content/uploads/2024/12/TD-12-Alimentos-Sistemas-Alimentares-Transformacao-Social.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2025.
MENDES, Cristiano; GONÇALVES, Jéssica Rúbia. Segurança e soberania alimentar: o caso brasileiro (1994-2015). Caderno CRH, v. 36, e023009, p. 1-18, 2023. Doi: https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.42137
NIERDELE, Paulo André; WESZ JUNIOR, Valdemar João. As novas ordens alimentares. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/213226/001082553.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 28 set. 2024.
OLIVEIRA, Sibele Vasconcelos de. Inovações Sociais e Sustentabilidade. 1. ed. Santa
Maria: UFSM, CTE, UAB, 2023.
PRIETO, Angelica Nayely Sanchez; VALDERRAMA, Daniel Alejandro; SILVA DE OLIVEIRA, Alessandro. Construindo soberania alimentar a partir da sala de aula: integração de hortas escolares e sustentabilidade ambiental na educação. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, v. 30, n. 1, p. 1–26, 2025. Doi: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18187
RAMOS, Flavia Pascoal; SANTOS, Ligia Amparo da Silva; REIS, Amélia Borba Costa. Educação alimentar e nutricional em escolares: uma revisão de literatura. Cadernos de Saúde Pública, v. 29, n. 11, p. 2147-2161, 2013. Doi: https://doi.org/10.1590/0102-311x00170112
RIO GRANDE DO SUL, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação. Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária. 2025. Disponível em: <https://www.agricultura.rs.gov.br/ddpa>. Acesso em: 10 jul. 2025.
RODRIGUES, Livia Penna Firme; ZANETI, Izabel Cristina Bruno Bacellar; LARANJEIRA, Nina Paula. Sustentabilidade, segurança alimentar e gestão ambiental para a promoção da saúde e qualidade de vida. Participação, Brasília, n. 19, p. 22-28, 2012. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/23389> Acesso em: 20 jul. 2025.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. 2. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
SANCHONETE, Cristiane Samuel. A preservação documental no arquivo da Escola Estadual de Ensino Fundamental Boca do Monte. 2011. Monografia (especialização) - Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.
SANTOS, Karine da Silva; RIBEIRO, Mara Cristina; QUEIROGA, Danlyne Eduarda Ulisses de; SILVA, Ivisson Alexandre Pereira da; FERREIRA, Sonia Maria Soares. O uso de triangulação múltipla como estratégia de validação em um estudo qualitativo. Ciência e Saúde Coletiva, v. 25, n. 2, p. 655-664, 2020. Doi:https://doi.org/10.1590/1413-81232020252.12302018
SEMINOTTI, Jonas. O programa nacional de alimentação escolar (PNAE). Campos Neutrais. Revista Latino-Americana de Relações Internacionais, v. 3, n.3, p. 110–127, 2022. Doi: https://doi.org/10.14295/rcn.v3i3.13975
SILVA, Simoni Urbano; MONEGO, Estelamaris Tronco; SOUSA, Lucilene Maria de Sousa; ALMEIDA, Géssica Mercia de. As ações de educação alimentar e nutricional e o nutricionista no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 8, p. 2671-2681, 2018. Doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232018238.19642016
URQUÍA, Yazareni José Mercadante; NOBRE, Luciana Neri. Educação Alimentar e utricional em ambiente escolar no Brasil pré-pandemia: docentes como alvo das ações. Revista Digital del Doctorado en Educación de la Universidad Central de Venezuela, v. 9, n. 17, p. 191 – 209, 2023. Doi: https://doi.org/10.55560/arete.2023.17.9.9
URQUIA, Yazareni José Mercadante; NOBRE, Luciana Neri. Alimentar e nutricional em ambiente escolar no Brasil pré-pandemia: docentes como alvo das ações. Areté, v. 9, n. 17, p. 191-209, 2023. Doi: https://doi.org/10.55560/arete.2023.17.9.9
YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 5. edição. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sibele Vasconcelos de Oliveira, Esrae Moh'd Khalil Salameh Ahmad, Rita Inês Paetzhold Pauli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.







