Consumo responsável e ética
permanecer com o problema da educação entre natureza e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i2.19540Palavras-chave:
Educação Ambiental, Economia solidária, Consumo responsável, ÉticaResumo
Responsible consumption and ethics: staying with the trouble of education between nature and technology
O presente trabalho é um ensaio teórico que discute de que modo se constroem aprendizados éticos em Grupos de Consumo Responsável (GCRs) e cooperativas de consumo, que são empreendimentos de economia solidária organizados em torno do consumo, especialmente da produção agroecológica. Entende a educação ambiental ali efetuada como vivencial, ancorada em parentescos diversos: com companheiros de coletivo, por meio da autogestão, com tecnologias, alimentos e outros produtos e modos de produzir. Por meio das perspectivas enativa e foucaultiana da ética, discute como podem se constituir e transformar nossos modos de responder às questões do cotidiano e do nosso tempo. A partir da pista de Donna Haraway sobre permanecer com o problema da questão ambiental, entendemos que há uma ética educativa nestes empreendimentos. Ela não atua prioritariamente a partir de informações, mas de ações e das conexões que a partir do corpo permitem reflexão.
Downloads
Referências
ARENDT, Ronald João Jacques; MORAES, Marcia Oliveira. O projeto ético de Donna Haraway: alguns efeitos para a pesquisa em psicologia social. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del Rei, v. 1, n. 11, p. 11-24, jun. 2016. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v11n1/02.pdf .Acesso em: 19 jun. 2025.
BRASIL. PL 490/2007. Brasília, Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=345311. Acesso em: 26 jul. 2024.
BRASIL. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei Nº 9.394. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 06 jan. 2022.
CABRAL, Sueli Maria. Economia solidária: um processo educativo. Prâksis, Novo Hamburgo, v. 1, n. 1, p. 27-31, dez. 2000. Disponível em https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/538. Acesso em: 31 jul. 2024.
DAGNINO, Renato. Tecnociência Solidária: um manual estratégico. Marília: Lutas Anticapital, 2019. 164 p.
DE CASTRO, Eduardo Viveiros. Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena. O que nos faz pensar, v. 14, n. 18, p. 225-254, 2004. Disponível em: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/import/pdf_articles/OQNFP_18_13_eduardo_viveiros_de_castro.pdf. Acesso em 10 junho 2021.
FISHER, Mark. Realismo capitalista. É mais fácil imaginar o fim do mundo que o fim do capitalismo? São Paulo: Autonomia Literária, 2022.
FOUCAULT, Michel. Introdução. In: FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984. p. 7-30.
FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: Ditos & Escritos V - Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984-2004, p.264-287.
GADOTTI, Moacir. Educar para a cooperação. In: GADOTTI, Moacir. Economia solidária como práxis pedagógica. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. p. 31-46.
GONÇALVES, Juliana; MASCARENHAS, Thais. Grupos de consumo responsável no Brasil: aproximando consumidores e produtores em redes agroecológicas e solidárias. In: PEREZ-CASSARINO, Julian et al. Abastecimento alimentar: redes alternativas e mercados institucionais. Chapecó: UFFS, 2018. p. 238-253. Disponível em:https://books.scielo.org/id/85pnz/pdf/perez-9788564905726.pdf#page=239. Acesso em: 19 jun. 2025.
HARAWAY, Donna. Seguir con el problema: generar parentesco en el chthuluceno. Bilbao: Consonni, 2019. 365 p.
HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu, 2020.
JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para uma civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006.
KASTRUP, Virgínia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educação & Sociedade, v. 26, p. 1273-1288, 2005.
LATOUR, Bruno. Diante de gaia: oito conferências sobre a natureza no antropoceno. São Paulo: Ubu, 2020.
MASCARENHAS, Thaís; GONÇALVES, Juliana. Grupos de Consumo Responsável: práticas de consumidores baseadas no comércio justo e solidário. In: STELZER, Joana; GOMES, Rosemary. Comércio justo no Brasil e na América Latina. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / Ufsc, 2016. p. 119-140.
MASSCHELEIN, Jan. E-ducando o olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 1, n. 33, p. 35-48, jun. 2008. Disponível em:https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6685/3998. Acesso em: 30 jul. 2024.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.
ONU. AR6 Climate change 2021: the physical science basis. Intergovernmental Panel on Climate Change. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/. Acesso em: 19 jun. 2025.
ONU. Os povos indígenas na América Latina. Avanços na última década e desafios pendentes para a garantia de seus direitos (síntese). Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/37773/1/S1420764_pt.pdf. Acesso em: 19 jun. 2025.
STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes: resistir à barbárie que se aproxima. São Paulo: Cosac Naify, 2015. 212 p.
TIRIBA, Lia. Educação popular e pedagogia (s) da produção associada. Cadernos Cedes, Campinas, v. 27, n. 71, p. 85-98, abr. 2007. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ccedes/a/K7JS4VWcQSK99c9bgNswtZg/?format=pdf&lang=pt#:~:text=Para%20isso%2C%20um%20dos%20pontos,v%C3%AAm%20tentando%20administrar%20seus%20empreendimentos . Acesso em: 31 jul. 2024.
VARELA, Francisco; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. A Mente Incorporada:: ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 1991.
VARELA, Francisco. Sobre a competência ética. Lisboa: Edições 70, 1992.
ZERBINI, Fabíola; BARCIOTTE, Maluh; PISTELLI, Renata. Um diálogo inicial entre educação para o consumo responsável e o comércio ético solidário. In: FRANÇA, Cassio Luiz de. Comércio Ético e Solidário no Brasil. São Paulo: Fundação Friedrich Ebert/Ildes, 2003. p. 87-96.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Laís Vargas Ramm, Vanessa Soares Maurente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.







