Educação Ambiental no Ensino Médio e Profissionalizante: A Experiência do Instituto Federal do Amapá com o Tratamento de Resíduos de Informática

Autores

  • Jorge Luiz de Goes Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-3788-5661
  • Luis Alberto Libanio Lima Instituto Federal do Amapá

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Crítica, Participação, Instituto Federal Brasileiro

Resumo

A Educação Ambiental Crítica está vinculada à compreensão de que o processo educativo se constitui também como um ato político, formando a cidadania através da prática social. O objetivo desse trabalho é discutir a experiência de Educação Ambiental do Instituto Federal do Amapá no ensino médio e profissionalizante, seus avanços na busca de uma Educação Ambiental Crítica e Transformadora. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido com professores, técnicos e alunos do curso profissional de Informática. Podemos afirmar que propostas inovadoras, se por lado, enfrentam o desafio de sua implementação por esbarrarem nos modelos tradicionais de educação, por outro, representam a possibilidade de envolver toda comunidade acadêmica numa educação transformadora, seja na implementação de ações pontuais, seja na elaboração de programas de longa duração como o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Informática do Instituto Federal do Amapá. Assim, a incorporação de práticas pedagógicas e ambientais críticas e participativas podem ir além da alusão às datas comemorativas, possibilitando novas práticas de Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz de Goes Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Economista Doméstico, Doutor em Ciências Sociais, Professor do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria e do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Luis Alberto Libanio Lima, Instituto Federal do Amapá

Bacharel em Sistema de Informação, Especialista em Docência do Ensino Superior, Mestre em Educação Agricola,Professor do Instituto Federal do Amapá, campus Laranjal do Jari.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Pereira, J. L. de G., & Lima, L. A. L. (2016). Educação Ambiental no Ensino Médio e Profissionalizante: A Experiência do Instituto Federal do Amapá com o Tratamento de Resíduos de Informática. Ambiente &Amp; Educação, 20(1), 49–65. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5752

Edição

Seção

Artigos