Educação Ambiental no Ensino Médio e Profissionalizante: A Experiência do Instituto Federal do Amapá com o Tratamento de Resíduos de Informática

Autores/as

Palabras clave:

Educação Ambiental, Crítica, Participação, Instituto Federal Brasileiro

Resumen

A Educação Ambiental Crítica está vinculada à compreensão de que o processo educativo se constitui também como um ato político, formando a cidadania através da prática social. O objetivo desse trabalho é discutir a experiência de Educação Ambiental do Instituto Federal do Amapá no ensino médio e profissionalizante, seus avanços na busca de uma Educação Ambiental Crítica e Transformadora. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido com professores, técnicos e alunos do curso profissional de Informática. Podemos afirmar que propostas inovadoras, se por lado, enfrentam o desafio de sua implementação por esbarrarem nos modelos tradicionais de educação, por outro, representam a possibilidade de envolver toda comunidade acadêmica numa educação transformadora, seja na implementação de ações pontuais, seja na elaboração de programas de longa duração como o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Informática do Instituto Federal do Amapá. Assim, a incorporação de práticas pedagógicas e ambientais críticas e participativas podem ir além da alusão às datas comemorativas, possibilitando novas práticas de Educação Ambiental.

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Biografía del autor/a

Jorge Luiz de Goes Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Economista Doméstico, Doutor em Ciências Sociais, Professor do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria e do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Luis Alberto Libanio Lima, Instituto Federal do Amapá

Bacharel em Sistema de Informação, Especialista em Docência do Ensino Superior, Mestre em Educação Agricola,Professor do Instituto Federal do Amapá, campus Laranjal do Jari.

Publicado

2016-08-17

Cómo citar

Pereira, J. L. de G., & Lima, L. A. L. (2016). Educação Ambiental no Ensino Médio e Profissionalizante: A Experiência do Instituto Federal do Amapá com o Tratamento de Resíduos de Informática. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 20(1), 49–65. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5752

Número

Sección

Artigos