Diálogos sobre Mudanças Climáticas

experiência em curso de extensão remoto realizado com acadêmicos e egressos de cursos de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16163

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas, Educação Ambiental, Grupos Focais, Percepções

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar as articulações e contradições presentes nos discursos de acadêmicos e egressos de cursos de licenciatura frente às Mudanças Climáticas. Para isso, foram mobilizados discursos de 15 (quinze) participantes durante duas edições de grupo focal online. Os dados gerados foram transcritos, organizados e analisados utilizando a Análise Textual Discursiva e discutidos com base no referencial da área. Os participantes da pesquisa consideraram que consumo desenfreado é a principal causa das Mudanças Climáticas; além disso, identificam a ação do fenômeno das Mudanças Climáticas em seu contexto local, principalmente com situações relacionadas com a crise da água e com desastres ambientais.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Bueno, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Programa de Pós Graduação Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Graduação em Geografia. Professor do Grupo Bom Jesus. pedrohbueno1410@gmail.com

Lilian Souza Vismara, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora. Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos. Docente do Programa de Pós Graduação Formação Científica, Educacional e Tecnológica lilianvismara@professores.utfpr.edu.br

Josmaria Lopes de Morais, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Doutora em Química. Docente do Programa de Pós Graduação Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba. jlmorais@utfpr.edu.brres.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Bueno, P. H., Vismara, L. S., & Morais, J. L. de. (2024). Diálogos sobre Mudanças Climáticas: experiência em curso de extensão remoto realizado com acadêmicos e egressos de cursos de licenciatura . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–21. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16163