“Você tem que estudar para ser alguém na vida?”: a educação do campo como estratégia para qualidade de vida na reserva extrativista marinha Caeté Taperaçu, Bragança-PA
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.11831Palavras-chave:
Reserva Extrativista, Educação do Campo, Qualidade de Vida.Resumo
O presente artigo analisa a necessidade de políticas educacionais voltadas para as populações do campo enquanto estratégias de melhoria para a qualidade de vida, considerando-se o cenário educacional de comunidades da Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu-PA. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, contando com uma revisão bibliográfica, entrevistas não diretivas e análises de experiências em desenvolvimento que promovem a educação ambiental e do campo como alternativas de melhorias para qualidade de vida. A análise educacional traz subsídios para promoção da qualidade de vida das comunidades e ressalta a necessidade de se compreender os limites da educação, os perigos da instrumentalização e a institucionalização como indicador e não como proposta de emancipação. O trabalho propõe reflexões no debate sobre educação do campo e ambiental como potenciais alternativas de organização e desenvolvimento coletivo do espaço rural, especialmente em Reservas Extrativistas.
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