Estação meteorológica e sistema de captação e aproveitamento de água da chuva: Física Ambiental e Educação Ambiental integradas em uma única proposta

Autores

  • Marcelo Paes Barros
  • Elizandra Chastel
  • Roberto César Campos
  • Sérgio Lanzieri Anjos

Palavras-chave:

Climatologia, Aproveitamento de água pluvial, Aprendizagem significativa

Resumo

Acreditando que o entendimento da realidade ambiental passa por uma mudança nas atitudes, que, por sua vez, mudam com o aumento do conhecimento acerca da natureza, o artigo apresenta uma proposta de trabalho da Física Ambiental. Realizado ao longo de um ano com alunos na faixa etária entre 14 e 18 anos de um colégio de Cuiabá, MT, o projeto consistiu na análise das relações entre o clima da região e a qualidade da água da chuva. Após registro e análise dos dados coletados, foram produzidas questões, utilizando os resultados da pesquisa em conteúdos das Ciências da Natureza e da Matemática. Os resultados divulgados pelos alunos multiplicadores para a comunidade educativa, além de produzirem um aprendizado significativo, podem conduzir a um ganho em qualidade de vida para a comunidade.

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Biografia do Autor

Marcelo Paes Barros

Físico e Engenheiro Civil, Doutorando em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso, docente do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso

Elizandra Chastel

Licenciada em Química pela UFMT, docente do Colégio Notre Dame de Lourdes.

Roberto César Campos

Bacharel em Ciências Biológicas pela UFMT, docente do Colégio Notre Dame de Lourdes e do IFETMT.

Sérgio Lanzieri Anjos

Licenciada em Matemática com Pós-Graduação em Educação Matemática pela UFMT, docente do Colégio Notre Dame de Lourdes.

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Publicado

2011-07-31

Como Citar

Barros, M. P., Chastel, E., Campos, R. C., & Anjos, S. L. (2011). Estação meteorológica e sistema de captação e aproveitamento de água da chuva: Física Ambiental e Educação Ambiental integradas em uma única proposta. Ambiente &Amp; Educação, 15(2), 229–250. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1118

Edição

Seção

Artigos