Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
About
About the Journal
Editorial Team
Avaliadores
Privacy Statement
Current
Edições anteriores
Submissions
PPGEA
CAPES
FURG
Sobre a FURG
PROPESP
CGTI
Biblioteca FURG
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 32 No. 2 (2015)
Vol. 32 No. 2 (2015)
Published:
2015-12-09
Editorial
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5549
Vilmar Alves Pereira
1-6
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Instrumentos legais de prevenção de impactos ambientais na zona costeira: estratégias integradas de gestão territorial
Legal instruments for prevention of environmental impacts on coastal zone
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.4742
Janilci Serra Silva, Marcelino Silva Farias Filho
7-25
PDF (Português (Brasil))
Preservação ambiental e desenvolvimento: percepção de moradores da comunidade de Praia dos Castelhanos, em Anchieta – ES, sobre o Projeto Tamar
Environmental conservation and development: the perception of the residents of the Castelhanos Beach Community in Anchieta - Espírito Santo about Projeto Tamar
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5134
Guilherme Dias Araújo, Alysson Rodrigo Fonseca, Ana Paula Martins Fonseca
26-43
PDF (Português (Brasil))
Verdade ou mito? As contribuições do encontro entre Theodor Adorno e Gregory Bateson para as epistemologias ecológicas
Truth or myth? The contributions of the meeting between Theodor Adorno and Gregory Bateson to the ecological epistemologies
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.4962
Pedro Savi Neto
44-60
PDF (Português (Brasil))
Educação ambiental em parque estadual: o projeto Saneamento e Cidadania da Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA)
Environmental education at the state park: the project Sanitation and Citizenship of the Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA)
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5002
José Bittencourt da Silva
61-74
PDF (Português (Brasil))
Para além da “comida-mercadoria”: reflexões a partir da educação ambiental crítico-transformadora
Beyond “food as goods”: reflections based on critical-transforming environmental education
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5014
Andreisa Damo, Elisabeth Brandão Schmidt, Pablo Àngel Meira Cartea
75-94
PDF (Português (Brasil))
As condições que permitiram a emergência dos discursos ambientalistas no Brasil
The conditions that allowed the emergence of environmental discourse in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5018
Rubênia Pereira Magalhaes, Luiz Artur dos Santos Cestari
95-112
PDF (Português (Brasil))
Educação ambiental entre brincadeiras com os Mascarados do Congo nas oficinas culturais com cotidianos escolares
Environmental education using plays with Mascarados do Congo in cultural workshops with school everyday
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5024
Andreia Teixeira Ramos, Martha Ferreira Tristão
113-128
PDF (Português (Brasil))
Concepções de ética e de solidariedade: anúncios de uma epistemologia da complexidade para a educação ambiental
Concepts of ethics and sympathy: signs of the epistemology of complexity for environmental education
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5323
Luciana Roso Arrial, Humberto Calloni
129-142
PDF (Português (Brasil))
Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)
Novos desafios para a educação ambiental: vulnerabilidade e resiliência social em face dos estragos da mudança climática. Um projeto em municípios de alto risco no estado de Veracruz, México.
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5535
Edgar Javier González Gaudiano, Ana Lucia Maldonado González, Gloria Elena Cruz Sánchez, Sandra Luz Mesa Ortiz, Luis Mario Méndez Andrade
143-158
PDF (Português (Brasil))
Educação Ambiental e Epistemologia Crítica
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5536
Carlos Frederico B. Loureiro
159-176
PDF (Português (Brasil))
A crise nos fundamentos da Educação Ambiental: motivações para um pensamento pós-metafísico
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5538
Vilmar Alves Pereira, Jacqueline Carrilho Eichenberger, Lisiane Costa Claro
177-205
PDF (Português (Brasil))
A interpretação e explicitação de conflitos do ensino e da política de sustentabilidade na universidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5539
Aloisio Ruscheinsky, Patrick Deconto Pelicciolli, Diandra dos Santos de Andrade, Géssica Carneiro da Rosa
206-225
PDF (Português (Brasil))
Desafios aos educadores ambientais em tempos de crises
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5541
Antonio Fernando Silveira Guerra, Vanessa Cristina Bauer
226-243
PDF (Português (Brasil))
Educação Ambiental na preservação de patrimônios culturais: relato de experiência na formação inicial e continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5542
Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, Cecilia Haureko
244-265
PDF (Português (Brasil))
A formação de educadores ambientais e o papel do sistema educativo para a construção de sociedades sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5543
Marília Andrade Torales Campos
266-282
PDF (Português (Brasil))
Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5544
Jorge Sobral da Silva Maia
283-298
PDF (Português (Brasil))
Ambientalização e sustentabilidade nas universidades em debate
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5545
Irene Carniatto, Adriana Steding
299-318
PDF (Português (Brasil))
Ambientalização e sustentabilidade no Centro Universitário de Brusque: um processo em construção
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5546
Mara Lúcia Figueiredo, Antonio Fernando Silveira Guerra, Márcia Maria Junkes, Raquel Fabiane Mafra Orsi
319-338
PDF (Português (Brasil))
Politica de educação ambiental do Paraná e seus desafios
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5547
Maria Arlete Rosa, Irene Carniatto
339-360
PDF (Português (Brasil))
Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5551
Adriana Massaê Kataoka, Ana Lucia Suriani Affonso, Daniela de Almeida dos Santos, Daniely Bini dos Santos, Juliana Mara Antonio
361-379
PDF (Português (Brasil))
Educação Ambiental na prática pedagógica de professores participantes de um curso de extensão em Educação Ambiental, modalidade blended learning
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5552
Josmaria Lopes de Morais, Patricia Lemiszka Ribas Canedo, Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo
380-396
PDF (Português (Brasil))
Panorama da Educação Ambiental em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5553
Maria Manuela Morais, Paulo Alves Pereira, Anabela Durão
397-411
PDF (Português (Brasil))
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
facebook
Keywords
. environmental education
redes educativas
dialogic research
indicators
pedagogical political project
climate change
images
green areas
comic
digital technology
proposals
Information
For Authors