Educação ambiental entre brincadeiras com os Mascarados do Congo nas oficinas culturais com cotidianos escolares<br>Environmental education using plays with Mascarados do Congo in cultural workshops with school everyday
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5024Palavras-chave:
Educação Ambiental.Redes de conversações cotidianas. Práticas culturais.Resumo
O artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado com objetivo de cartografar e problematizar processos de produção dos Mascarados do Congo, e seus atravessamentos com redes de conversações cotidianas escolares. O aporte metodológico e teórico foi inspirado na pesquisa em Educação Ambiental (EA) e cartográfica e nos estudos com os cotidianos, envolvendo professores, estudantes, artesão, congueiros, com diário de campo, fotografias, gravações e transcrições. Com a pesquisa capturamos conversas tecidas com a produção dos Mascarados, apostando na EA autopoiética – produção de si mesmo, autofazimento, realizamos Oficinas Culturais de Sensibilização Ambiental, Máscaras de congo, Contação de Histórias, Percussão, Toadas e Cinema de Animação. O desejo foi articular vida cotidiana, cheiros, sabores, risos, saberes, poesias, fazeres, sons e afetos.Downloads
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