Educação ambiental entre brincadeiras com os Mascarados do Congo nas oficinas culturais com cotidianos escolares<br>Environmental education using plays with Mascarados do Congo in cultural workshops with school everyday

Autores

  • Andreia Teixeira Ramos Universidade de Sorocaba (Uniso/SP).
  • Martha Ferreira Tristão Universidade Federal do Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5024

Palavras-chave:

Educação Ambiental.Redes de conversações cotidianas. Práticas culturais.

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado com objetivo de cartografar e problematizar processos de produção dos Mascarados do Congo, e seus atravessamentos com redes de conversações cotidianas escolares. O aporte metodológico e teórico foi inspirado na pesquisa em Educação Ambiental (EA) e cartográfica e nos estudos com os cotidianos, envolvendo professores, estudantes, artesão, congueiros, com diário de campo, fotografias, gravações e transcrições. Com a pesquisa capturamos conversas tecidas com a produção dos Mascarados, apostando na EA autopoiética – produção de si mesmo, autofazimento, realizamos Oficinas Culturais de Sensibilização Ambiental, Máscaras de congo, Contação de Histórias, Percussão, Toadas e Cinema de Animação. O desejo foi articular vida cotidiana, cheiros, sabores, risos, saberes, poesias, fazeres, sons e afetos.

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Biografia do Autor

Andreia Teixeira Ramos, Universidade de Sorocaba (Uniso/SP).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (Uniso/SP). Agência de fomento CAPES.

Martha Ferreira Tristão, Universidade Federal do Espírito Santo.

Professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo, (CE/Ufes/PPGE),coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental (Nipeea-CNPq). Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes

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Publicado

2015-12-09

Como Citar

Ramos, A. T., & Tristão, M. F. (2015). Educação ambiental entre brincadeiras com os Mascarados do Congo nas oficinas culturais com cotidianos escolares<br>Environmental education using plays with Mascarados do Congo in cultural workshops with school everyday. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 113–128. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5024

Edição

Seção

Artigos