Indicadores para avaliação do espaço físico escolar na educação ambiental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15138

Keywords:

mobiliário, arquitetura escolar, infraestrutura

Abstract

Com o intuito de analisar a relação entre os espaços físicos e as práticas de educação ambiental, o presente estudo descreve uma investigação realizada nas escolas estaduais de três Núcleos Regionais de Educação do Paraná (Curitiba, Paranaguá e Toledo). A pesquisa fundamenta-se no Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richard Bowe, sendo realizada em 2020 por meio de uma matriz de indicadores, a qual foi adaptada para um formulário eletrônico enviado às escolas pelo endereço eletrônico. Os resultados apontam as potencialidades e os desafios da relação entre o espaço físico e as práticas ambientais nas escolas por meio da análise de três indicadores: território da escola e entorno, infraestrutura e ambiente educativo, ecoeficiência. Conclui-se a arquitetura escolar influencia o desenvolvimento das práticas de educação ambiental nas escolas. O investimento financeiro, a mobilização escolar para adequação eexploração de espaços para a aprendizagem são desafios identificados em todas as escolas.

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Author Biographies

Anna Carolina Espósito Sanchez, Universidade Federal do Paraná

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Palotina. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Brasil.

Bianca de Morais Silva, Universidade Federal do Paraná

Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Brasil.

Estefani Martins Ferreira , Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Educação do Campo- Universidade Federal do Paraná.

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas pela UFSCar (2006). Doutora em Ciências (UFSCar). Professora adjunta no Departamento de Biodiversidade/ UFPR. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPR)

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Published

2024-08-13

How to Cite

Espósito Sanchez, A. C., de Morais Silva, B., Martins Ferreira , E., & Ghisloti Iared, V. (2024). Indicadores para avaliação do espaço físico escolar na educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(2), 73–89. https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15138