Sobre a Revista

A Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (que atualmente oferta também curso de doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mantida desde 1999, essa revista se consolidou como um espaço significativo de publicação na área, de língua portuguesa e espanhola, uma vez que os autores são de diversas regiões do País e da América Latina. Em 2003 a revista passou a integrar o Qualis da CAPES, o que garante a validade dos artigos publicados para fins de avaliação de programas de pós-graduação. Hoje, a Revista possui conceito Qualis A3 (2017-2020) pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.

Edição Atual

v. 42 n. 1 (2025): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: Fluxo Contínuo
					Visualizar v. 42 n. 1 (2025): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: Fluxo Contínuo
Publicado: 2025-04-21

Artigos

  • Pedagogia da Terra como a pedagogia adequada a vida as bases teóricas e trajetória histórica do modelo educativo

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16818
    Vitória Cássia Gabriela de Oliveira, José Alberto Casto Nogales Vera
    1-22
  • Educação Ambiental na constituição de sujeitos da Educação Infantil a partir dos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16643
    Diovana Machado da Silva, Roberto Carbonera, Vidica Bianchi
    23-39
  • A educação ambiental crítica e os povos tradicionais uma análise nas atas do encontro pesquisa em educação ambiental (EPEA) de 2001 até 2019

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16647
    Pablo Fernandes Rêgo Nóra, Kalana Lariane da Silva, Dieison Prestes da Silveira, Leandro Siqueira Palcha
    40-60
  • Construção do Pensamento Sustentável e Consciência Ambiental com aporte do Design Thinking

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.15867
    Alessandra Souza, Maria das Graças Cleophas , Marly Stephany Magalhães Machado
    61-82
  • Explorando a percepção socioambiental dos alunos o papel da educação na sensibilização socioambiental de estudantes de Ibatiba-ES

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16756
    Eder Junior Carlos de Carvalho, Anderson Lopes Peçanha, Juliana Fontan de Oliveira Carvalho
    83-100
  • Tem morcegos nesta aula (des)construindo saberes com alunos do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17539
    Luana Almeida Pereira, João Marcelo Deliberador Miranda
    101-122
  • Análise das políticas públicas orientadoras da Educação Ambiental para o ensino médio estadual de Rondônia

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17591
    Cleonice Ferreira de Souza, Clarides Henrich de Barba, Zysman Neiman
    123-144
  • Questões identitárias e desafios do trabalho com EA “Quem sou eu para falar de Educação Ambiental?”

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16746
    Adélia Soares, Tiago Zanquêta de Souza
    145-166
  • A Educação Ambiental na formação e atuação de profissionais de Engenharia

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16632
    Leandro Bordin, Lucas Sakamoto Soares, Ana Carolina Kroth, Marlon Luiz Neves da Silva
    167-189
  • Educação ambiental crítica no processo de desenvolvimento do Grupo de Consumo Responsável Armazém de Economia Popular Solidária

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.15508
    Maria Angélica Machado Braga, Danieli Veleda Moura, Lúcia de Fátima Socoowski de Anello
    190-209
  • Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE Escolas Sustentáveis panorama da execução no estado da Bahia

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16830
    Solange Alcantara Neves da Rocha, Carlos Frederico Loureiro, Laila Nazem Mourad, Fábio Fernandes Barbosa
    210-233
  • A criação do Transtorno do Déficit de Natureza sobre a produtividade do biopoder

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17708
    Thaís Presa Martins, Dra. Nádia Geisa Silveira de Souza
    234-254
  • Educação ambiental no Brasil em bases indexadas modelagem de tópicos para identificação de assuntos emergentes

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16631
    Carla Graciani, Junir Antônio Lutinski, Cássia Alves Lima-Rezende, Renan de Souza Rezende
    276-297
  • Mapeamento do campo de pesquisa referente às Representações Sociais sobre Educação Ambiental de licenciandos uma Revisão Sistemática da Literatura

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17181
    Ítalo Severo Sans Inglez, Leonardo Deosti, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
    298-319
  • Educação ambiental em busca do desenvolvimento socioeconômico e da sustentabilidade da pesca artesanal

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17461
    Maryanna Costa Ramalho, Ivo Raposo Gonçalves Cidreira Neto, Weruska de Melo Costa, Betânia Cristina Guilherme
    320-340
  • Agenda 2030 a importância da Educação em Solos para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16822
    Márcio Silveira Nascimento, Jean Dalmo de Oliveira Marques
    341-363
  • Articulações entre temas socioambientais e Ensino de Física propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16967
    Henrique Gonçalves de Souza, Danielle Aparecida Reis Leite
    364-384
  • Concepções de alunos do Ensino Fundamental acerca dos resíduos sólidos urbanos, Educação Ambiental e mudanças climáticas

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.15714
    Rodrigo de Souza Poletto, Regiele dos Santos, Rosa Shizue Abe Contardi, Lucken Bueno Lucas
    385-404
Ver Todas as Edições