Educação ambiental em busca do desenvolvimento socioeconômico e da sustentabilidade da pesca artesanal
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17461Palavras-chave:
pescadoras artesanais; mariscagem; indicadores ambientaisResumo
Os resíduos oriundos da mariscagem são compostos pelas conchas dos bivalves, comumente descartados de forma inadequada no ecossistema. O objetivo foi desenvolver estratégias de Educação Ambiental para o reuso desses resíduos, tendo como sujeito as pescadoras artesanais e mulheres residentes do Bairro de Brasília Teimosa (Recife – Pernambuco). Os dados foram fracionados em perfil econômico e socioambiental; indicadores ambientais; e oficinas de artesanatos. De modo geral, as marisqueiras não fazem uso dos resíduos, muitas vezes depositando-os na maré. O local de descarte está situado em uma área considerada muito desenvolvida, apresentando a classificação (D - ruim) da área total observada. Foram realizadas oficinas para a produção de artesanatos com os resíduos, garantindo fonte de renda extra. A Educação Ambiental pode ser utilizada como ferramenta norteadora de ações ambientais e políticas públicas.
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