Questões identitárias e desafios do trabalho com EA

“Quem sou eu para falar de Educação Ambiental?”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16746

Palavras-chave:

Formação de professor. Identidade. Desafios da profissão.

Resumo

Este artigo discute a identidade do(a) professor(a) formador(a)[1] no âmbito da Educação Superior, especificamente nas licenciaturas, e os desafios enfrentados para formar para a docência nesses cursos. Como procedimento metodológico, elegemos a metodologia qualitativa, com finalidade descritiva e exploratória. Neste estudo, contamos com a participação de docentes de diferentes cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com base nos dados coletados, optamos por construir uma narrativa de análise que entrelaça os dados empíricos recolhidos com os fundamentos teóricos que nos orientam e com nossas interpretações como pesquisadores. Nesse sentido, os resultados revelaram que esses(as) profissionais vivenciam uma crise identitária e, em se tratando dos(as) professores(as) formadores(as) das licenciaturas, esse conflito, para alguns(algumas), tem início a partir do seu ingresso na formação inicial.

 

[1] A opção por colocar a desinência “a” busca dar visibilidade para as mulheres e publicidade para a participação feminina que sempre existiu na construção histórica da humanidade, mas quase sempre foi invisibilizada.

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Biografia do Autor

Adélia Soares, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade de Uberaba. Técnica Administrativa da UFU. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi).

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba

Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP/Uniube). Grupo de Pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos (PSPE/UFSCar). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2690-4177

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

Soares, A., & Souza, T. Z. de. (2025). Questões identitárias e desafios do trabalho com EA: “Quem sou eu para falar de Educação Ambiental?”. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 145–166. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16746