Articulações entre temas socioambientais e Ensino de Física propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16967Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ensino de Física, Base Nacional Comum CurricularResumo
A presente pesquisa buscou identificar os temas socioambientais presentes na terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), etapa do ensino médio, e analisar como tais temas se relacionam com a disciplina de Física. Para realizar a análise foram utilizadas técnicas oriundas da análise de conteúdo temática, desmembrando o texto em unidades de interesse para a pesquisa e agrupando essas unidades em categorias. Deste processo emergiram duas categorias, “Interação entre a tecnologia e o meio ambiente”, dividida em duas subcategorias, “O uso de dispositivos tecnológicos pautado pela sustentabilidade” e “Estudo dos impactos da tecnologia no ambiente”, e “Construção e sistematização de conhecimentos conceituais para a compreensão e o enfrentamento de problemas socioambientais”. A análise apontou que as temáticas ambientais presentes na BNCC priorizam abordagens ecológicas e instrumentalizadas, e as aproximações com a Física são, majoritariamente, limitadas aos conteúdos relacionados à energia elétrica.
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