Articulações entre temas socioambientais e Ensino de Física propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16967

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Física, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

A presente pesquisa buscou identificar os temas socioambientais presentes na terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), etapa do ensino médio, e analisar como tais temas se relacionam com a disciplina de Física. Para realizar a análise foram utilizadas técnicas oriundas da análise de conteúdo temática, desmembrando o texto em unidades de interesse para a pesquisa e agrupando essas unidades em categorias. Deste processo emergiram duas categorias, “Interação entre a tecnologia e o meio ambiente”, dividida em duas subcategorias, “O uso de dispositivos tecnológicos pautado pela sustentabilidade” e “Estudo dos impactos da tecnologia no ambiente”, e “Construção e sistematização de conhecimentos conceituais para a compreensão e o enfrentamento de problemas socioambientais”. A análise apontou que as temáticas ambientais presentes na BNCC priorizam abordagens ecológicas e instrumentalizadas, e as aproximações com a Física são, majoritariamente, limitadas aos conteúdos relacionados à energia elétrica.

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Biografia do Autor

Henrique Gonçalves de Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Desenvolve pesquisa na interface entre Ensino de Física e Educação Ambiental

Danielle Aparecida Reis Leite, Universidade Federal de Itajuba - UNIFEI

 Licenciada em Física pela Universidade Federal de Itajubá, mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Desenvolve pesquisas na interface entre Educação em Ciências, Ensino de Física e Educação Ambiental

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

Gonçalves de Souza, H., & Leite, D. A. R. (2025). Articulações entre temas socioambientais e Ensino de Física propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 364–384. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16967