A criação do Transtorno do Déficit de Natureza
sobre a produtividade do biopoder
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17708Palavras-chave:
Relação Saúde/Natureza, Biopoder, Estudos CulturaisResumo
O “Transtorno do Déficit de Natureza” (TDN) foi cunhado por Richard Louv, nos EUA, em 2005. O mesmo designa uma série de problemas de saúde aos quais estamos submetidos na atual conjuntura ocidental urbana, na qual o contato com a “natureza”, muitas vezes, é escasso. O estudo objetivou analisar ditos tomados como verdade sobre a construção do TDN, empregando os conceitos de disciplina e de biopolítica. Para tanto, o embasamento teórico-metodológico pautou-se pelos Estudos Culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas. Os excertos do livro e do manual examinados atuam como táticas do biopoder, educando os leitores e constituindo o entendimento sobre a falta de contato com a “natureza” vinculada à criação do TDN como uma “nova” estratégia de prescrições médicas para os sujeitos tomados como “anormais”, não saudáveis.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. MEDEIROS, C. A. (Trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 2008, 199p.
BECKER, Daniel; SOLÉ, Dirceu; TING, Emmalie; EISENSTEIN, Evelyn; MARTINS FILHO, José; FLEURY, Laís; SILVA, Luciana Rodrigues; BARROS, Maria Isabel Amando de.; GHELMAN, Ricardo; WEFFORT, Resende Silva. Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes – manual de orientação: grupo de trabalho em saúde e natureza. 2019. 26 p. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/beneficios-da-natureza-no-desenvolvimento-de-criancas-e-adolescentes/. Acesso em: 04 jul. 2024.
BUNGE, Mario. Filosofía para Médicos. Barcelona: Editorial Gedisa, 2012, 207 p.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A Questão Ambiental e a Emergência de um Campo de Ação Político-Pedagógica. In: LOUREIRO, Carlos Frederico; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Sousa de (Orgs.). Sociedade e Meio Ambiente: a educação ambiental em debate. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 55-67.
CHILDREN & NATURE NETWORK. About. 2021. [Internet]. Disponível em: https://www.childrenandnature.org/about/. Acesso em: 04 jul. 2024.
FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, Volume V: ética, sexualidade, política. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017, 325 p.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Organização, Tradução, Revisão Técnica MACHADO, Roberto. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015, 431 p.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 231-250.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População: curso dado no Collége de France (1977-1978). Tradução BRANDÃO, Eduardo. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008, 572 p.
LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. A Vida de Laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997, 310 p.
LOUV, Richard. A Última Criança na Natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do déficit de natureza. Tradução AZUMA, Alyne; BELHASSOF, Cláudia. 1 ed. São Paulo: Aquariana, 2016, 412 p.
MARTINS, Thaís Presa. As Naturezas de Natura Ekos: vídeos publicitários constituindo consumidores “sustentáveis”. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016, 210 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/143381. Acesso em: 04 jul. 2024.
MARTINS, Thaís Presa; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de. “Ecologia política” em tempos do novo coronavírus: por onde andará a suposta superioridade humana? v. 12, n. spec, 2020. Disponível em: https://www.jmphc.com.br/jmphc/article/view/1100. Acesso em: 04 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v12.1100
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES. Acordo de Paris. 2021. [Internet]. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/publicacoes/acordo-de-paris-e-ndc/acordo-de-paris. Acesso em: 04 jul. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 2021. [Internet]. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 04 jul. 2024.
RECONECTTA. Escolas pelo Clima. 2024. [Internet]. Disponível em: https://www.reconectta.com/escolaspeloclima. Acesso em: 04 jul. 2024.
RICHARD LOUV. Children and Nature Movement: how a movement is forming and how you can get involved. [Internet]. 2008. Disponível em: http://richardlouv.com/books/last-child/children-nature-movement/. Acesso em: 04 jul. 2024.
SCLIAR, Moacyr. História do Conceito de Saúde. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, n. 17, v. 1, 2007. p. 29-41. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312007000100003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.