Concepções de meio ambiente e de educação ambiental de um grupo de professores da educação básica e a influência destas nos projetos ambientais desenvolvidos
Environmental and environmental conceptions of a teaching group of basic education and the influence of environmental development projects
Concepciones de medio ambiente y educación ambiental de un grupo de profesores de la educación básica y la influencia de los proyectos ambientales desarrollados

Leonardo Barboza Benites, Allyson Henrique Souza Feiffer, Ailton Jesus Dinardi

Resumo


A discussão das concepções de Meio Ambiente e de Educação Ambiental dos professores da educação básica se torna importante a medida que poderão influenciar no planejamento e na execução de projetos ambientais desenvolvidos nas escolas. O presente trabalho visa analisar as concepções prévias dos multiplicadores de EA e MA das escolas envolvidas em um projeto de Ampliação da Educação Ambiental nas Escolas Municipais de Uruguaiana-RS, bem como as propostas de projetos que serão apresentadas e desenvolvidas ao longo do ano de 2018.

The discussion of the concepts of Environment and Environmental Education of primary education teachers becomes important as they may influence the planning and execution of environmental projects developed in schools. The present work aims at analyzing the previous conceptions of EA and MA multipliers of the schools involved in an Environmental Education Expansion project in the Municipal Schools of Uruguaiana-RS, as well as the project proposals that will be presented and developed during the year 2018.

La discusión de las concepciones de Medio Ambiente y de Educación Ambiental de los profesores de la educación básica se vuelve importante a medida que pueden influir en la planificación y la ejecución de proyectos ambientales desarrollados en las escuelas. El presente trabajo busca analizar las concepciones previas de los multiplicadores de EA y MA de las escuelas involucradas en un proyecto de Ampliación de la Educación Ambiental en las Escuelas Municipales de Uruguaiana-RS, así como las propuestas de proyectos que serán presentadas y desarrolladas a lo largo del año 2018.

Palavras-chave


meio ambiente; educação ambiental; concepções; educação básica.

Texto completo:

PDF

Referências


DINARDI, Ailton Jesus. Meio Ambiente e Educação Ambiental: concepções dos graduandos de uma Universidade Pública. In: EPEA - Encontro Paranaense de Educação Ambiental. Curitiba, 2017.

FERNANDES, Elisabete Chirieleison; CUNHA, Ana Maria de Oliveira; MARÇAL, Oswaldo. Educação Ambiental e Meio Ambiente: concepções de profissionais da educação. In: IV Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. São Carlos, 2002.

KIST, Anna Christine Ferreira. Concepções e práticas de educação ambiental: uma análise a partir das matrizes teóricas e epistemológicas presentes em escolas estaduais de ensino fundamental de Santa Maria-RS. 2010. 136 p. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.

MEDEIROS, Wilian da Silva; BRANCHER, Vantoir Roberto. A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RS. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. E-ISSN 1517-1256, v. 33, n.3, p. 92-109, set./dez., 2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 15 DE JUNHO DE 2012.

Resolução CNE/CP 2/2012. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de junho de 2012 – Seção 1 – p. 70.

REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2004.

. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2010.

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, Michele; MOURA CARVALHO, Isabel Cristina (Orgs). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p.17-44.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 3, n. 1

– pp. 155-169, 2008.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 3/2014, p. 145-162. Editora UFPR.




DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8579

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.