Separação de resíduos e horta como ferramentas de transformação do espaço escolar<br>Separación de residuos y huerta como herramientas de transformación del espacio escolar<br>Waste separation and school garden as school transformation tools

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8733

Palavras-chave:

Educação Ambiental, horta escolar, separação de resíduos.

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada com estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre, RS. O trabalho teve como objetivo sensibilizar o olhar ambiental dos alunos através do contato direto com atividades de elaboração de uma horta e separação dos resíduos sólidos da escola. O campo da Educação Ambiental serviu de alicerce das práticas e das análises. As falas dos estudantes foram registradas e agrupadas em categorias, possibilitando compreender as relações feitas das temáticas trabalhadas em sala de aula com o cotidiano, assim como suas concepções sobre resíduos sólidos, ciclagem de nutrientes e alimentação. Os dados mostram o distanciamento dos alunos com o meio ambiente e realçam a necessidade de práticas mais interdisciplinares e contínuas nas escolas. El presente artículo presenta una investigación cualitativa, realizada con estudiantes de la Primaria de una escuela de la red pública estatal de Porto Alegre, RS. El trabajo tuvo como objetivo sensibilizar la mirada ambiental de los alumnos a través del contacto directo con actividades de elaboración de una huerta y separación de los residuos sólidos de la escuela. El campo de la Educación Ambiental sirvió de base de las prácticas y de los análisis. Las palabras de los estudiantes fueron registradas y agrupadas en categorías, posibilitando comprender las relaciones hechas de las temáticas trabajadas en el aula con el cotidiano, así como sus concepciones sobre residuos sólidos, ciclo de nutrientes y alimentación. Los datos muestran el desapego de los alumnos con el medio ambiente y subrayan la necesidad de prácticas más interdisciplinares y continuas en las escuelas The following article presents a qualitative research carried out with elementary students of a state public school in Porto Alegre, RS. The objective of this research was to raise students' environmental awareness through direct contact with activities of elaboration of a vegetable garden and separation of the school’s solid waste. The field of Environmental Education served as a foundation for practices and analyzes. The students' speeches were recorded and grouped into categories, making it possible to understand the relationships made between the themes worked in the classroom and their daily lives, as well as their conceptions on solid waste, nutrient cycling and nutrition. The results show the students' distance from the environment and highlights the need for more interdisciplinary and continuous practices at schools.

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Biografia do Autor

Ana Paula Schmitz Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eunice Aita Isaia Kindel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É professora Associada do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua como docente desde 1995. Tem experiência com Formação de Professores, especialmente nos campos do Ensino de Ciências e Biologia para as Licenciaturas em Ciências Biológicas e em Pedagogia. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Ecologia pela UFRGS (1996) e doutorado em Educação pela UFRGS (2003). Foi professora da Educação Básica da rede de ensino estadual pública (de 1994 a 1997).

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Schmitz Rodrigues, A. P., & Aita Isaia Kindel, E. (2019). Separação de resíduos e horta como ferramentas de transformação do espaço escolar<br>Separación de residuos y huerta como herramientas de transformación del espacio escolar<br>Waste separation and school garden as school transformation tools. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(1), 221–241. https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8733

Edição

Seção

Artigos