A NATUREZA SOCIALIZADA EM ANTHONY GIDDENS

Autores

  • Maria Betânia Ribeiro Torres Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró-RN.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3899

Palavras-chave:

Natureza Socializada, Degradação Ambiental, Modernidade.

Resumo

Este artigo se propõe a fazer uma discussão acerca da relação sociedade e natureza no âmbito das ciências sociais, com enfoque em Anthony Giddens. O foco neste autor se justifica pela produção científica na explicação das origens e efeitos da degradação do ambiente nas sociedades modernas e o cenário político em jogo neste contexto. A presente análise se baseia em estudos de Goldblatt (1996), Ferreira (2006) e Lenzi (2006a e 2006b), que servirá como orientação para a discussão. O ponto de partida aqui é o fato de que a origem e a volução do pensamento ocidental de natureza estão diretamente ligadas à construção de um conceito instrumental de natureza e a separação entre o natural e o social. Apropriadamente, Giddens vê a criação de um ambiente como resultado de práticas sociais, chamando a atenção para a natureza socializada. No âmbito do conhecimento científico o saber ambiental esteve ancorado nos círculos das ciências naturais. A superação das barreiras do conhecimento e outra leitura da realidade social implicam em considerar indissociáveis os problemas sociais e os problemas ambientais, uma vez que o ambiente é o resultado de decisões e ações sociais, permeado, portanto, por processos socioculturais, físicos e biológicos passíveis de mudanças.

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Biografia do Autor

Maria Betânia Ribeiro Torres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró-RN.

Cientista social, mestre em desenvolvimento e meio ambiente, doutoranda em Ciências Sociais – CCHLA/PPGCS /UFRN. Professora do Curso de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).CEP: 54.625. 625, Mossoró-RN.

Referências

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b.

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Publicado

2013-09-24

Como Citar

Torres, M. B. R. (2013). A NATUREZA SOCIALIZADA EM ANTHONY GIDDENS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3899