O PAPEL DA FOTOGRAFIA NO JORNALISMO AMBIENTAL: A FORMA E O CONTEÚDO NÃO CONVENCEM

Autores

  • Pedro Celso Campos

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3091

Palavras-chave:

Ambiente, Educação, Jornalismo, Transformação, Harmonia.

Resumo

Esta monografia tem o propósito de estudar a apresentação de informações jornalísticas sobre o meio ambiente. Trata-se de indagar se o jornalismo dá a este tema o destaque que ele requer e se o modo como são apresentadas as notícias tem ajudado, de alguma forma, a mudar o comportamento das pessoas em relação ao meio onde vivem. Se reconhecemos a responsabilidade social da imprensa, também aceitamos que o resultado do noticiário ambiental poderia ser mais eficiente. No entanto percebe-se que há algum desinteresse – tanto de editores e repórteres como das pessoas em geral - quando o assunto é desenvolvimento sustentável, preservação da vida, harmonia entre as pessoas e com a natureza. Mesmo os alertas dos ambientalistas sobre catástrofes que poderão inviabilizar a vida no planeta parecem não convencer as pessoas a colaborarem mais, dando cada um a sua parcela de contribuição por um mundo mais equilibrado, menos poluído, mais justo. Como mudar isto?

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Biografia do Autor

Pedro Celso Campos

Pedro Celso Campos,57, defendeu sua tese de doutorado em 28.03.2006, na ECA-USP, sob o título "Jornalismo Ambiental e Consumo Sustentável - Proposta de Comunicação Integrada para a Educação Permanente", 324p., sob orientação do Prof. Dr. Luiz Barco. Dessa tese foi retirado o presente artigo. É jornalista profissional desde 1969, graduado pela Universidade de Brasília, e há dez anos ensina "Produção Jornalística - Técnicas de Reportagem e Entrevista" e "Jornalismo Impresso III" na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru.

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Publicado

2012-11-12

Como Citar

Campos, P. C. (2012). O PAPEL DA FOTOGRAFIA NO JORNALISMO AMBIENTAL: A FORMA E O CONTEÚDO NÃO CONVENCEM. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3091