O PAPEL DA FOTOGRAFIA NO JORNALISMO AMBIENTAL: A FORMA E O CONTEÚDO NÃO CONVENCEM

Authors

  • Pedro Celso Campos

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3091

Keywords:

Ambiente, Educação, Jornalismo, Transformação, Harmonia.

Abstract

Esta monografia tem o propósito de estudar a apresentação de informações jornalísticas sobre o meio ambiente. Trata-se de indagar se o jornalismo dá a este tema o destaque que ele requer e se o modo como são apresentadas as notícias tem ajudado, de alguma forma, a mudar o comportamento das pessoas em relação ao meio onde vivem. Se reconhecemos a responsabilidade social da imprensa, também aceitamos que o resultado do noticiário ambiental poderia ser mais eficiente. No entanto percebe-se que há algum desinteresse – tanto de editores e repórteres como das pessoas em geral - quando o assunto é desenvolvimento sustentável, preservação da vida, harmonia entre as pessoas e com a natureza. Mesmo os alertas dos ambientalistas sobre catástrofes que poderão inviabilizar a vida no planeta parecem não convencer as pessoas a colaborarem mais, dando cada um a sua parcela de contribuição por um mundo mais equilibrado, menos poluído, mais justo. Como mudar isto?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Pedro Celso Campos

Pedro Celso Campos,57, defendeu sua tese de doutorado em 28.03.2006, na ECA-USP, sob o título "Jornalismo Ambiental e Consumo Sustentável - Proposta de Comunicação Integrada para a Educação Permanente", 324p., sob orientação do Prof. Dr. Luiz Barco. Dessa tese foi retirado o presente artigo. É jornalista profissional desde 1969, graduado pela Universidade de Brasília, e há dez anos ensina "Produção Jornalística - Técnicas de Reportagem e Entrevista" e "Jornalismo Impresso III" na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru.

Published

2012-11-12

How to Cite

Campos, P. C. (2012). O PAPEL DA FOTOGRAFIA NO JORNALISMO AMBIENTAL: A FORMA E O CONTEÚDO NÃO CONVENCEM. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3091