CONFECÇÃO E AVALIAÇÃO DE KITS ECOLÓGICOS COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO PARA PROFESSORES

Autores

  • Suélen Bellinassi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3089

Palavras-chave:

Educação ambiental, kit ecológico, adaptações dos animais, aprendizado.

Resumo

Diante da necessidade de recursos instrucionais de Educação o presente trabalho visou produzir e avaliar Kits Ecológicos que servissem de subsídio às aulas de Ciências, Biologia e Educação Ambiental. Assim, foram elaborados quatro Kits sobre as adaptações dos animais, abordando os temas defesa, alimentação, reprodução e locomoção. Cada Kit contém manual de utilização, animais taxidermizados e/ou fixados em formol, entre outras peças específicas de cada assunto. Para que os professores tomassem conhecimento dos novos materiais, os Kits foram disponibilizados no acervo do Zoológico de Sorocaba e divulgados às escolas da cidade por meio de folhetos informativos. Após a divulgação, os Kits foram avaliados em quatro escolas particulares e seis escolas públicas, sendo aplicados a um total de 387 alunos de idades entre 4 e 12 anos. Os Kits foram avaliados através da aplicação de questionários e entrevistas aos professores e observação das aulas. A avaliação demonstrou a influência positiva dos Kits nas aulas, sendo evidenciada uma maior participação e conseqüente aprendizado dos alunos, concluindo-se que os Kits contribuem para o aprendizado prático, sendo um instrumento para a busca de métodos mais eficazes que despertem interesse, estimulem a percepção de detalhes e agucem a utilização dos sentidos dos alunos em benefício de seu aprendizado.

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Biografia do Autor

Suélen Bellinassi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2012-11-12

Como Citar

Bellinassi, S. (2012). CONFECÇÃO E AVALIAÇÃO DE KITS ECOLÓGICOS COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO PARA PROFESSORES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3089