CONFECÇÃO E AVALIAÇÃO DE KITS ECOLÓGICOS COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO PARA PROFESSORES

Suélen Bellinassi

Resumo


Diante da necessidade de recursos instrucionais de Educação o presente trabalho visou produzir e avaliar Kits Ecológicos que servissem de subsídio às aulas de Ciências, Biologia e Educação Ambiental. Assim, foram elaborados quatro Kits sobre as adaptações dos animais, abordando os temas defesa, alimentação, reprodução e locomoção. Cada Kit contém manual de utilização, animais taxidermizados e/ou fixados em formol, entre outras peças específicas de cada assunto. Para que os professores tomassem conhecimento dos novos materiais, os Kits foram disponibilizados no acervo do Zoológico de Sorocaba e divulgados às escolas da cidade por meio de folhetos informativos. Após a divulgação, os Kits foram avaliados em quatro escolas particulares e seis escolas públicas, sendo aplicados a um total de 387 alunos de idades entre 4 e 12 anos. Os Kits foram avaliados através da aplicação de questionários e entrevistas aos professores e observação das aulas. A avaliação demonstrou a influência positiva dos Kits nas aulas, sendo evidenciada uma maior participação e conseqüente aprendizado dos alunos, concluindo-se que os Kits contribuem para o aprendizado prático, sendo um instrumento para a busca de métodos mais eficazes que despertem interesse, estimulem a percepção de detalhes e agucem a utilização dos sentidos dos alunos em benefício de seu aprendizado.

Palavras-chave


Educação ambiental; kit ecológico; adaptações dos animais; aprendizado.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3089

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.