CONFECÇÃO E AVALIAÇÃO DE KITS ECOLÓGICOS COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO PARA PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3089Keywords:
Educação ambiental, kit ecológico, adaptações dos animais, aprendizado.Abstract
Diante da necessidade de recursos instrucionais de Educação o presente trabalho visou produzir e avaliar Kits Ecológicos que servissem de subsídio às aulas de Ciências, Biologia e Educação Ambiental. Assim, foram elaborados quatro Kits sobre as adaptações dos animais, abordando os temas defesa, alimentação, reprodução e locomoção. Cada Kit contém manual de utilização, animais taxidermizados e/ou fixados em formol, entre outras peças específicas de cada assunto. Para que os professores tomassem conhecimento dos novos materiais, os Kits foram disponibilizados no acervo do Zoológico de Sorocaba e divulgados às escolas da cidade por meio de folhetos informativos. Após a divulgação, os Kits foram avaliados em quatro escolas particulares e seis escolas públicas, sendo aplicados a um total de 387 alunos de idades entre 4 e 12 anos. Os Kits foram avaliados através da aplicação de questionários e entrevistas aos professores e observação das aulas. A avaliação demonstrou a influência positiva dos Kits nas aulas, sendo evidenciada uma maior participação e conseqüente aprendizado dos alunos, concluindo-se que os Kits contribuem para o aprendizado prático, sendo um instrumento para a busca de métodos mais eficazes que despertem interesse, estimulem a percepção de detalhes e agucem a utilização dos sentidos dos alunos em benefício de seu aprendizado.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-11-12
How to Cite
Bellinassi, S. (2012). CONFECÇÃO E AVALIAÇÃO DE KITS ECOLÓGICOS COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO PARA PROFESSORES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3089
Issue
Section
Artigos