O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR

Autores/as

  • Vanessa Campos de Moraes Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
  • William Kennedy do Amaral Souza IFRO

Palabras clave:

PIBID, Formação de professores, Educação, Saberes da experiência

Resumen

Ao longo da história brasileira, a educação passa por transformações que supostamente visam melhorias em sua qualidade e funcionamento. O presente trabalho analisa o funcionamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Federal de Rondônia – campus Colorado do Oeste. Aborda também as opiniões emitidas pelos bolsistas do PIBID do IFRO e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Dois Vizinhos. A pesquisa é um estudo de caso, sendo utilizada a análise interpretativa dos dados. Foram aplicados questionários com os bolsistas, observada a rotina e a vivência dos acadêmicos. O objetivo do trabalho foi averiguar se o PIBID atinge seu objetivo mesmo em realidade distintas e como as realidades agregam nas experiências dos acadêmicos. A partir da análise conclui-se que o programa configura-se em uma excelente ferramenta de apoio para as licenciaturas, pois contribui de forma relevante na formação do discente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Campos de Moraes, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Mestranda em educação pela UFMT,linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas

William Kennedy do Amaral Souza, IFRO

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de pesquisa Trabalho e Educação. Membro do NEDDATE- Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação, da UFF. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na linha de pesquisa sobre Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Atualmente é professor efetivo no IFRO- Instituto Federal de Rondônia- campus Colorado do Oeste. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, produção associada, saberes e experiência, agricultura familiar, antropologia rural, antropologia do campesinato, antropologia dos povos tradicionais e dinâmicas sócio-religiosas.

Publicado

2017-08-23

Cómo citar

de Moraes, V. C., & Souza, W. K. do A. (2017). O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR. Revista Didática Sistêmica, 18(2), 16–29. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.