O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR

Vanessa Campos de Moraes, William Kennedy do Amaral Souza

Resumo


Ao longo da história brasileira, a educação passa por transformações que supostamente visam melhorias em sua qualidade e funcionamento. O presente trabalho analisa o funcionamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Federal de Rondônia – campus Colorado do Oeste. Aborda também as opiniões emitidas pelos bolsistas do PIBID do IFRO e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Dois Vizinhos. A pesquisa é um estudo de caso, sendo utilizada a análise interpretativa dos dados. Foram aplicados questionários com os bolsistas, observada a rotina e a vivência dos acadêmicos. O objetivo do trabalho foi averiguar se o PIBID atinge seu objetivo mesmo em realidade distintas e como as realidades agregam nas experiências dos acadêmicos. A partir da análise conclui-se que o programa configura-se em uma excelente ferramenta de apoio para as licenciaturas, pois contribui de forma relevante na formação do discente.

Palavras-chave


PIBID; Formação de professores; Educação; Saberes da experiência

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ