Proposta de experimentação didática investigativa no ensino de ciências e a formação inicial de professores

Autores

  • Minelly Azevedo da Silva Instituto Federal Rondônia
  • Marcos Antonio Oliveira Rodrigues Instituto Federal Rondônia
  • Roger Asevedo Santos Instituto Federal Rondônia
  • Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines UNIR
  • William Kennedy do Amaral Souza Instituto Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Experimentação Investigativa. Ciências. Formação Inicial.

Resumo

Este texto socializa informações de um projeto que teve como proposta apresentar e discutir resultados preliminares de uma estratégia didática sugerida em um projeto de Mestrado para a aplicação de uma atividade experimental investigativa. A proposta compreendeu a implantação de uma prática pedagógica realizada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, campus Colorado do Oeste/RO em uma das escolas públicas atendidas pelo programa, após participação em uma oficina de Experimentação. A prática investigativa foi realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Orientados pelos bolsistas a prática investigativa foi realizada pelos alunos segundo a proposta de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2003) nos três momentos pedagógicos: situação problema; organização do conteúdo e aplicação do conhecimento. A prática trouxe resultados significativos na construção do conhecimento científico pelos alunos e mostrou o papel que o professor deve desempenhar, qual seja o de mediador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Minelly Azevedo da Silva, Instituto Federal Rondônia

Professora de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus COLORADO DO OESTE/RO. Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Marcos Antonio Oliveira Rodrigues, Instituto Federal Rondônia

Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Bolsista PIBID.

Roger Asevedo Santos, Instituto Federal Rondônia

Professor do IFRO - Campus Colorado do Oeste. Mestre em Biologia Experimental. Doutorando em Biologia Experimental - UNIR. Coordenador do PIBID - Colorado do Oeste.

Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines, UNIR

Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Rondônia. Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo.

William Kennedy do Amaral Souza, Instituto Federal de Rondônia

Professor de Sociologia do IFRO - Campus Colorado do Oeste/RO. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na linha de pesquisa sobre Movimentos Sociais, Política e Educação Popular.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Como Citar

Silva, M. A. da, Rodrigues, M. A. O., Santos, R. A., Martines, E. A. L. de M., & Souza, W. K. do A. (2016). Proposta de experimentação didática investigativa no ensino de ciências e a formação inicial de professores. Revista Didática Sistêmica, 17(1), 3–14. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4782

Edição

Seção

Artigos