<b>Produção curricular articulada à formação inicial de professores de Química: implicações na escola de nível médio</b>

Autores

  • Marli Dallagnol Frison
  • José Cláudio Del Pino
  • Estéfani Michele Czyzeski de Matos

Palavras-chave:

Formação inicial. Desenvolvimento profissional. Currículo escolar.

Resumo

Neste texto analisa-se a sala de aula enquanto espaço de interações e produção de conhecimento escolar. Busca-se compreender quais as implicações para o desenvolvimento profissional do professor de Química em formação inicial quando este participa de um processo de produção curricular. Comprova-se que a produção de currículo na forma de Situação de Estudo – SE oferece maior possibilidade de diálogo entre os estudantes, professor e o objeto de conhecimento. Argumenta-se que a participação do licenciando na implementação de propostas curriculares possibilita a tomada de consciência sobre a necessidade de se apropriar do conhecimento profissional de professor e significá-lo em outros níveis.

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Biografia do Autor

Marli Dallagnol Frison

Professora do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí. Membro do Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação nas Ciências - Gipec -Unijuí. Mestre em Educação nas Ciências – Unijuí. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS. marlif@unijui.edu.br.

José Cláudio Del Pino

Pós-doutor pela Universidade de Aveiro - Portugal. Doutor em Engenharia de Biomassa – UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica – UFRGS. Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e de Química da UFRGS. Porto Alegre – Brasil

Estéfani Michele Czyzeski de Matos

Licencianda do curso de Química da Unijuí – Bolsista de Iniciação Científica Pibic-Unijuí.

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Publicado

27-12-2011

Como Citar

Frison, M. D., Del Pino, J. C., & de Matos, E. M. C. (2011). <b>Produção curricular articulada à formação inicial de professores de Química: implicações na escola de nível médio</b>. Revista Didática Sistêmica, 13(2), 42–55. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2269

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo