<b>Produção curricular articulada à formação inicial de professores de Química: implicações na escola de nível médio</b>

Autores

  • Marli Dallagnol Frison
  • José Cláudio Del Pino
  • Estéfani Michele Czyzeski de Matos

Palavras-chave:

Formação inicial. Desenvolvimento profissional. Currículo escolar.

Resumo

Neste texto analisa-se a sala de aula enquanto espaço de interações e produção de conhecimento escolar. Busca-se compreender quais as implicações para o desenvolvimento profissional do professor de Química em formação inicial quando este participa de um processo de produção curricular. Comprova-se que a produção de currículo na forma de Situação de Estudo – SE oferece maior possibilidade de diálogo entre os estudantes, professor e o objeto de conhecimento. Argumenta-se que a participação do licenciando na implementação de propostas curriculares possibilita a tomada de consciência sobre a necessidade de se apropriar do conhecimento profissional de professor e significá-lo em outros níveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Dallagnol Frison

Professora do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí. Membro do Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação nas Ciências - Gipec -Unijuí. Mestre em Educação nas Ciências – Unijuí. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS. marlif@unijui.edu.br.

José Cláudio Del Pino

Pós-doutor pela Universidade de Aveiro - Portugal. Doutor em Engenharia de Biomassa – UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica – UFRGS. Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e de Química da UFRGS. Porto Alegre – Brasil

Estéfani Michele Czyzeski de Matos

Licencianda do curso de Química da Unijuí – Bolsista de Iniciação Científica Pibic-Unijuí.

Downloads

Publicado

27-12-2011

Como Citar

Frison, M. D., Del Pino, J. C., & de Matos, E. M. C. (2011). <b>Produção curricular articulada à formação inicial de professores de Química: implicações na escola de nível médio</b>. Revista Didática Sistêmica, 13(2), 42–55. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2269

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo