Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores

Renata de Souza Santos, Marli Dallagnol Frison

Resumo


Este texto traz considerações acerca de uma temática bastante polêmica e discutida nos discursos pedagógicos educacionais nas últimas décadas, no que se refere à dicotomia entre teoria e prática. Sabemos que a formação de professores é objeto de muitos estudos em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito aos conhecimentos necessários para a formação de um profissional que atenda as especificidades atribuídas ao ser professor. Para tanto, busco neste trabalho discutir quanto a identidade do professor, levando em consideração os saberes que constituem a docência e o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre sua prática pedagógica, a fim de compreender como teoria e prática se correlacionam (ou não) num processo de formação inicial. Para isso, analiso e reflito quanto a minha constituição como professora da área das ciências, durante o processo de formação.

Palavras-chave


Ensino de Ciências. Formação de professores. Desenvolvimento profissional

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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