Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores
Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Formação de professores. Desenvolvimento profissionalResumo
Este texto traz considerações acerca de uma temática bastante polêmica e discutida nos discursos pedagógicos educacionais nas últimas décadas, no que se refere à dicotomia entre teoria e prática. Sabemos que a formação de professores é objeto de muitos estudos em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito aos conhecimentos necessários para a formação de um profissional que atenda as especificidades atribuídas ao ser professor. Para tanto, busco neste trabalho discutir quanto a identidade do professor, levando em consideração os saberes que constituem a docência e o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre sua prática pedagógica, a fim de compreender como teoria e prática se correlacionam (ou não) num processo de formação inicial. Para isso, analiso e reflito quanto a minha constituição como professora da área das ciências, durante o processo de formação.Downloads
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Publicado
09-12-2015
Como Citar
Santos, R. de S., & Frison, M. D. (2015). Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores. Revista Didática Sistêmica, 16(2), 15–29. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4526
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo