Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores

Autores

  • Renata de Souza Santos Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • Marli Dallagnol Frison Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Formação de professores. Desenvolvimento profissional

Resumo

Este texto traz considerações acerca de uma temática bastante polêmica e discutida nos discursos pedagógicos educacionais nas últimas décadas, no que se refere à dicotomia entre teoria e prática. Sabemos que a formação de professores é objeto de muitos estudos em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito aos conhecimentos necessários para a formação de um profissional que atenda as especificidades atribuídas ao ser professor. Para tanto, busco neste trabalho discutir quanto a identidade do professor, levando em consideração os saberes que constituem a docência e o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre sua prática pedagógica, a fim de compreender como teoria e prática se correlacionam (ou não) num processo de formação inicial. Para isso, analiso e reflito quanto a minha constituição como professora da área das ciências, durante o processo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata de Souza Santos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Bolsista Unijuí

Marli Dallagnol Frison, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

09-12-2015

Como Citar

Santos, R. de S., & Frison, M. D. (2015). Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores. Revista Didática Sistêmica, 16(2), 15–29. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4526

Edição

Seção

Artigos