<b>A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química: contribuições para a produção de saberes docentes<b/>

Autores

  • Marli Dallagnol Frison
  • José Claudio Del Pino

Palavras-chave:

Formação de professores. Saberes docentes. Ensino de Química.

Resumo

Neste texto abordamos a pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente e seu potencial para a produção de conhecimentos. Enfatizamos aspectos norteadores da pesquisa-ação e avaliamos seus efeitos, analisando-os a partir das seguintes dimensões: complexidade da ação docente; práticas do estagiário frente à situações da sala de aula; potencialidade e limitações na produção de propostas inovadoras para o ensino de Química; e suas percepções sobre o processo de ensinar e aprender. Alguns princípios indicam que a pesquisa-ação possibilita entender a prática docente e conhecer melhor os contextos e as condições nos quais ela ocorre, permitindo fazer intervenções.

Downloads

Biografia do Autor

Marli Dallagnol Frison

Professora do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí. Membro do Gipec-Unijuí. Mestre em Educação nas Ciências – Unijuí. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS.

José Claudio Del Pino

Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e de Química da UFRGS. Pós-doutor pela Universidade de Aveiro - Portugal. Doutor em Engenharia de Biomassa – UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica – UFRGS.

Downloads

Publicado

26-09-2012

Como Citar

Frison, M. D., & Del Pino, J. C. (2012). <b>A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química: contribuições para a produção de saberes docentes<b/>. Revista Didática Sistêmica, 14(1), 86–98. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2572

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo