<b>Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência</b>

Autores

  • Aline de Souza Janerine
  • Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • José Sebastião de Andrade Melo
  • Renata Monteiro
  • Celso Sánchez
  • Walclée de Carvalho Melo

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1486

Palavras-chave:

formação de professores, análise do discurso, licenciatura em Química

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir de uma abordagem teórica baseada na análise do discurso bakhtiniana, a formação de professores em química engajados no projeto UflaCiência, da Universidade Federal de Lavras. A partir de recortes de enunciados de licenciados, buscou-se compreender as dinâmicas envolvidas no complexo processo de formação de professores, bem como os dilemas e os desafios que percorrem os licenciados em suas práticas formativas. O trabalho pretendeu com isto, destacar a importância da construção de metodologias de pesquisa baseadas na análise do discurso, segundo a abordagem de Bakhtin, para compreensão dos fenômenos envolvidos nesta importante etapa de formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Souza Janerine

Lcenciada em Química e Mestranda em Educação na Universidade Federal de São João Del Rey

Bruno Andrade Pinto Monteiro

Professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

José Sebastião de Andrade Melo

Graduando e Licenciatura em Química e Bolsista de Extensão, Departamento de Química, Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Renata Monteiro

Aluna de mestrado da Pós-graduação em Educação da UNIRIO. Bolsista CAPES/Observatório da Educação.

Celso Sánchez

Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Walclée de Carvalho Melo

Professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras. Doutor em Química Inorgânica pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

11-04-2011

Como Citar

Janerine, A. de S., Monteiro, B. A. P., Melo, J. S. de A., Monteiro, R., Sánchez, C., & Melo, W. de C. (2011). <b>Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência</b>. Revista Didática Sistêmica, 12, 11–27. https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1486

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo