Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência

Aline de Souza Janerine, Bruno Andrade Pinto Monteiro, José Sebastião de Andrade Melo, Renata Monteiro, Celso Sánchez, Walclée de Carvalho Melo

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir de uma abordagem teórica baseada na análise do discurso bakhtiniana, a formação de professores em química engajados no projeto UflaCiência, da Universidade Federal de Lavras. A partir de recortes de enunciados de licenciados, buscou-se compreender as dinâmicas envolvidas no complexo processo de formação de professores, bem como os dilemas e os desafios que percorrem os licenciados em suas práticas formativas. O trabalho pretendeu com isto, destacar a importância da construção de metodologias de pesquisa baseadas na análise do discurso, segundo a abordagem de Bakhtin, para compreensão dos fenômenos envolvidos nesta importante etapa de formação profissional.

Palavras-chave


formação de professores, análise do discurso, licenciatura em Química

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1486

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ