<b>Contextualização no ensino de química: o petróleo do pré-sal como proposta temática</b>

Autores

  • Santos G. Renato
  • Karla Amâncio Pinto Field’s
  • Anna M. Canavarro Benite

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1838

Palavras-chave:

Petróleo do pré-sal. Contextualização. Ensino de química.

Resumo

Este trabalho trata da apresentação de uma intervenção pedagógica desenvolvida na realização de um trabalho de conclusão do curso de Química do ILES/ULBRA de Itumbiara no período de agosto 2009 a abril de 2010. A intervenção versou sobre a temática “Petróleo do Pré-sal”, sendo ministrada a um grupo de estudantes do ensino médio de um colégio estadual da cidade de Itumbiara-GO, o professor em formação relacionou teoria e prática como uma alternativa de contextualização na aula de química. Já os alunos, foram orientados a pesquisar sobre a tecnologia de extração do Petróleo com aspetos geográficos, políticos, sociais e ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Santos G. Renato

Licenciado em Química. Professor do Ensino Médio SEE-GO

Karla Amâncio Pinto Field’s

Doutoranda em Química pelo Laboratório de Pesquisas em Educação Químcia e Inclusão -LPEQI na UFG. Bacharel em Química pela Universidade Federal de Goiás (1997), Licenciada em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e mestre em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). Coordenadora do Curso de Farmácia da UEG Unidade de Itumbiara.

Anna M. Canavarro Benite

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Ciências (Química Inorgânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Licenciatura em Química e Graduação em Química Habilitação Tecnológica pela pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora da Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisas em Educacao Especial RPEI.Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI, Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) da UFG. Assessora da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências. Atua na área de Ensino de Química com foco nos seguintes temas: ensino de ciências para portadores de necessidades educativas especiais, educação inclusiva, educação pelo trabalho, cibercultura na educação inclusiva, e ainda pesquisa em formação inicial e continuada de professores de química.

Downloads

Publicado

11-04-2011

Como Citar

Renato, S. G., Field’s, K. A. P., & Benite, A. M. C. (2011). <b>Contextualização no ensino de química: o petróleo do pré-sal como proposta temática</b>. Revista Didática Sistêmica, 12, 128–147. https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1838

Edição

Seção

Artigos