PRAXIOLOGIA MOTRIZ E JIU-JÍTSU BRASILEIRO

REDE DE TROCA DE PAPEL SOCIOMOTOR E AS PROPRIEDADES DO ESPAÇO MOTOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v25i1.14952

Resumo

O Jiu-jítsu brasileiro (BJJ) é uma luta de defesa pessoal que vem sendo organizada também como esporte, desenvolvendo distintas interações e decisões entre os participantes. A questão geral do estudo foi: Quais os traços relevantes da dinâmica jogo-jogador dessa prática motriz que podem subsidiar novas pesquisas e processos didático-pedagógicos? Este artigo caracteriza a rede de troca de papel sociomotor do Brazilian Jiu-jítsu e as propriedades do espaço dessa prática sociomotriz, baseado na Praxiologia Motriz (PM). Com objetivo de descrever os elementos da dinâmica relacional dos participantes no sistema de jogo, essa pesquisa teórica realizou uma análise praxiológica, a partir de um dos Universais dos Jogos Esportivos. Os resultados desvelam novos conhecimentos referentes ao papel sociomotor do BJJ, bem como, as propriedades do espaço dessa prática de oposição: um duelo sem arma e sem golpes percussivos; distância de guarda quase-nula; permanente contato corporal entre os participantes; possibilidades de interações no solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Augusto de Oliveira Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Formado em Educação Física - Licenciatura pelo Centro de Educação Física e Desportos - CEFD, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestre em Educação Física, UFSM. Doutorando em Educação pelo PPGE/UFSM. Participante do Grupo de Estudos Praxiológicos - Brasil, realizando pesquisas com ênfase em Praxiologia Motriz, Voleibol, Pedagogia do Esporte e Metodologias de Ensino da Educação Física. Professor de Educação Física Anos Finais na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Frederico Savegnago, Silveira Martins, RS. Faixa Marrom de Brazilian Jiu-jítsu pela Federação Gaúcha de Jiu Jitsu, vinculada a IBJJF, Dezembro de 2019.. Especialista em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas pelo Centro Universitário internacional, (2017). Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária de pequenos animais. Responsável Técnico e Sócio Proprietário da Help Veterinário. Possui habilitação plena em Técnico em Agropecuária pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Músico, compositor, arranjador, instrumentista da Banda Os Marias.

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciado em EDUCAÇÃO FÍSICA, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM(1988); MESTRE EM EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1993); DOUTOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002). Realizou estágio Pós-doutor no Institut Nacional d´Éducació Fisica de Catalunya - INEFC, LLEIDA, Espanha (2009). Atualmente, é professor Titular do Departamento de Desportos Coletivos do Centro de Educação Física da UFSM, atuando em cursos na graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado), especialização em Educação Física Escolar, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (MESTRADO) e PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) desta instituição. É líder do GRUPO DE ESTUDOS PRAXIOLÓGICOS, GEP-Brasil, grupo que agrega pesquisadores deste tema no Brasil e Latino-América. É vogal da Associação Internacional de Praxiologia Motriz, AIPRAM. EDITOR CHEFE DA REVISTA KINESIS da UFSM e integra o conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de Educação Física e Educação. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSM nos anos de 2013 e 2015, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/INTERDISCIPLINAR - EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGIA /UFSM no período de 2012-2013 e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA - ANOS FINAIS /UFSM no período de 2014-2016. Pesquisa nas áreas de Educação Física e Educação, com ênfase em praxiologia motriz, prática pedagógica, trabalho pedagógico, formação de professores, Didática dos esportes.

Downloads

Publicado

22-02-2024

Como Citar

de Oliveira Schmidt, V. A., & Magno Ribas, J. F. (2024). PRAXIOLOGIA MOTRIZ E JIU-JÍTSU BRASILEIRO: REDE DE TROCA DE PAPEL SOCIOMOTOR E AS PROPRIEDADES DO ESPAÇO MOTOR. Revista Didática Sistêmica, 25(1), 31–49. https://doi.org/10.14295/rds.v25i1.14952