PRAXIOLOGÍA MOTRIZ Y JIU-JÍTSU BRASILEÑO:

RED DE INTERCAMBIO DE ROL SOCIOMOTOR Y LAS PROPIEDADES DEL ESPACIO MOTOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v25i1.14952

Resumen

El Brazilian Jiu-Jitsu (BJJ) es un combate de defensa personal que también ha sido organizado como deporte, desarrollando diferentes interacciones y decisiones entre los participantes. La pregunta general del estudio fue: ¿Cuáles son los rasgos relevantes de la dinámica juego-jugador de esta práctica motriz que pueden sustentar nuevas investigaciones y procesos didáctico-pedagógicos? Este artículo caracteriza la red de intercambio de roles sociomotores del Brazilian Jiu-jitsu y las propiedades del espacio de esta práctica sociomotriz, con base en la Praxiología Motriz (PM). Para describir los elementos de la dinámica relacional de los participantes en el sistema de juego, esta investigación teórica realizó un análisis praxeológico, basado en uno de los Universales de los Juegos Deportivos. Los resultados revelan nuevos conocimientos sobre el rol sociomotor del BJJ, así como las propiedades del espacio de esta práctica de oposición: un duelo sin arma y sin golpes percusivos; distancia de guardia cercana a cero; contacto corporal permanente entre los participantes; posibilidades de interacción en el suelo.

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Biografía del autor/a

Vagner Augusto de Oliveira Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Formado em Educação Física - Licenciatura pelo Centro de Educação Física e Desportos - CEFD, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestre em Educação Física, UFSM. Doutorando em Educação pelo PPGE/UFSM. Participante do Grupo de Estudos Praxiológicos - Brasil, realizando pesquisas com ênfase em Praxiologia Motriz, Voleibol, Pedagogia do Esporte e Metodologias de Ensino da Educação Física. Professor de Educação Física Anos Finais na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Frederico Savegnago, Silveira Martins, RS. Faixa Marrom de Brazilian Jiu-jítsu pela Federação Gaúcha de Jiu Jitsu, vinculada a IBJJF, Dezembro de 2019.. Especialista em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas pelo Centro Universitário internacional, (2017). Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária de pequenos animais. Responsável Técnico e Sócio Proprietário da Help Veterinário. Possui habilitação plena em Técnico em Agropecuária pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Músico, compositor, arranjador, instrumentista da Banda Os Marias.

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciado em EDUCAÇÃO FÍSICA, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM(1988); MESTRE EM EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1993); DOUTOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002). Realizou estágio Pós-doutor no Institut Nacional d´Éducació Fisica de Catalunya - INEFC, LLEIDA, Espanha (2009). Atualmente, é professor Titular do Departamento de Desportos Coletivos do Centro de Educação Física da UFSM, atuando em cursos na graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado), especialização em Educação Física Escolar, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (MESTRADO) e PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) desta instituição. É líder do GRUPO DE ESTUDOS PRAXIOLÓGICOS, GEP-Brasil, grupo que agrega pesquisadores deste tema no Brasil e Latino-América. É vogal da Associação Internacional de Praxiologia Motriz, AIPRAM. EDITOR CHEFE DA REVISTA KINESIS da UFSM e integra o conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de Educação Física e Educação. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSM nos anos de 2013 e 2015, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/INTERDISCIPLINAR - EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGIA /UFSM no período de 2012-2013 e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA - ANOS FINAIS /UFSM no período de 2014-2016. Pesquisa nas áreas de Educação Física e Educação, com ênfase em praxiologia motriz, prática pedagógica, trabalho pedagógico, formação de professores, Didática dos esportes.

Publicado

2024-02-22

Cómo citar

de Oliveira Schmidt, V. A., & Magno Ribas, J. F. (2024). PRAXIOLOGÍA MOTRIZ Y JIU-JÍTSU BRASILEÑO:: RED DE INTERCAMBIO DE ROL SOCIOMOTOR Y LAS PROPIEDADES DEL ESPACIO MOTOR. Revista Didática Sistêmica, 25(1), 31–49. https://doi.org/10.14295/rds.v25i1.14952

Número

Sección

Dossiê Linguagens, Inclusão e Tecnologias: Perspectivas de Governamento na Contemporaneidade