Vamos abrir a caixa? – um estudo sobre as aulas de educação física com professoras unidocentes

Denise Grosso Fonseca, Roseli Belmonte Machado, Valéria Feijó Martins, Natacha Silva Tavares, Araton Cardoso Costa, Sandro Machado

Resumo


Este trabalho é parte de uma pesquisa que investigou as aulas de Educação Física em escolas estaduais da cidade de Porto Alegre. Neste recorte objetivamos problematizar quais os tipos de sujeitos/alunos são formados/constituídos a partir dos conteúdos e das metodologias que compõem as aulas das professoras unidocentes, através da análise dos excertos de entrevistas semi-estruturadas realizadas com seis professoras. A partir das análises percebemos que muitos aspectos da Educação Física não são trabalhados. Entendemos que essas opções constituem um tipo de aluno que é privado dos muitos conhecimentos - fato que relacionamos ao currículo e a operações de poder.

Palavras-chave


Educação Física; Conteúdos; Currículo

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br