Vamos abrir a caixa? – um estudo sobre as aulas de educação física com professoras unidocentes

Autores

  • Denise Grosso Fonseca UFRGS
  • Roseli Belmonte Machado FURG
  • Valéria Feijó Martins UFRGS
  • Natacha Silva Tavares UFRGS
  • Araton Cardoso Costa UFRGS
  • Sandro Machado UFRGS

Palavras-chave:

Educação Física, Conteúdos, Currículo

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa que investigou as aulas de Educação Física em escolas estaduais da cidade de Porto Alegre. Neste recorte objetivamos problematizar quais os tipos de sujeitos/alunos são formados/constituídos a partir dos conteúdos e das metodologias que compõem as aulas das professoras unidocentes, através da análise dos excertos de entrevistas semi-estruturadas realizadas com seis professoras. A partir das análises percebemos que muitos aspectos da Educação Física não são trabalhados. Entendemos que essas opções constituem um tipo de aluno que é privado dos muitos conhecimentos - fato que relacionamos ao currículo e a operações de poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Grosso Fonseca, UFRGS

Professora Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Docente da ESEF – UFRGS

Roseli Belmonte Machado, FURG

Doutoranda em Educação – UFRGS - Professora Assistente do Curso de Educação Física FURG

Valéria Feijó Martins, UFRGS

Graduanda em Educação Física-UFRGS - Bolsista de IC

Natacha Silva Tavares, UFRGS

Graduanda em Educação Física-UFRGS - Bolsista de IC PIBIC CNPq UFRGS.

Araton Cardoso Costa, UFRGS

Graduando em Educação Física- UFRGS - Bolsista IC

Sandro Machado, UFRGS

Licenciado em Educação Física.

Downloads

Publicado

2015-09-02

Como Citar

Fonseca, D. G., Machado, R. B., Martins, V. F., Tavares, N. S., Costa, A. C., & Machado, S. (2015). Vamos abrir a caixa? – um estudo sobre as aulas de educação física com professoras unidocentes. Revista Didática Sistêmica, 16(1), 260–274. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5225

Edição

Seção

Artigo - GTT Escola