Contribuição dos saberes Kaiowá e Guarani da Reserva Indígena Te’yikue em Mato Grosso do Sul para a Educação Ambiental e Justiça Climática

Autores

  • Heitor Queiroz de Medeiros Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) http://orcid.org/0000-0001-5313-1811
  • Lídio Cavanha Ramires Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Caarapó, MS

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14847

Palavras-chave:

educação ambiental, justiça climática, saberes tradicionais indígenas, guarani e kaiowá

Resumo

Buscou-se compreender de que forma os saberes Kaiowá e Guarani da Reserva Indígena Te’yikue, no município de Caarapó, em Mato Grosso do Sul, podem contribuir com a Educação Ambiental e Justiça Climática. Considerou-se a abordagem das Sociedades Sustentáveis, bem como a articulação desta epistemologia indígena no processo de fortalecimento da Rede Internacional de Pesquisadores em Justiça Climática e Educação Ambiental (REAJA). Os resultados da pesquisa expressam que os indígenas possuem modos de bem viver sustentáveis. Assim, é preciso que os responsáveis pelas políticas públicas deem audiência aos saberes indígenas, inclusive com políticas específicas que garantam a existência dos povos originários e suas epistemologias.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Justiça Climática. Saberes Tradicionais Indígenas. Guarani e Kaiowá.

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Biografia do Autor

Heitor Queiroz de Medeiros, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutorado em Ciências - Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Mestre em Ciências Ambientais pela USP (1990). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Lídio Cavanha Ramires, Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Caarapó, MS

Mestre em Educação pelo PPGE/UCDB, indígena Kaiowá, professor na Escola Municipal Indígena Ñandejara Pólo, na Reserva Indígena Te’yikue, Caarapó, Mato Grosso do Sul

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Queiroz de Medeiros, H., & Cavanha Ramires, L. . (2022). Contribuição dos saberes Kaiowá e Guarani da Reserva Indígena Te’yikue em Mato Grosso do Sul para a Educação Ambiental e Justiça Climática. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–21. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14847

Edição

Seção

Educação Ambiental e Justiça Climática