Educação ambiental e extensão rural no Estado do Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Luciana Boff Turchielo
  • Hugo Anibal Gonzalez Vela

Palabras clave:

Educação Ambiental. Extensão Rural. Percepções. Desenvolvimento sustentável.

Resumen

Entre os múltiplos aspectos emergentes para serem estudados na temática que envolve a Extensão Rural e a Educação Ambiental, este estudo optou por analisar as percepções de Educação Ambiental entre os extensionistas rurais da EMATER/RS, como o objeto de estudo para análise. Para tal, utilizou-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, e, na análise e interpretação dos dados, a técnica da análise de conteúdo. Foi possível fazer algumas apreciações sobre as percepções de educação ambiental dos extensionistas rurais, e verificar a necessidade de elaboração de um programa de educação ambiental para a instituição que promova análises críticas sobre as questões ambientais, como também o rompimento de ações isoladas e descontínuas, com a realização de um trabalho interdisciplinar e integrado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Boff Turchielo

Atualmente é pedagoga (cargo técnico administrativo - nível superior) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência como docente nas disciplinas de Sociologia Geral, Sociologia da Educação, Política Educacional, Metodologia da Pesquisa e Educação Ambiental. Possui Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2003).

Mais informações: Currículo Lattes

Hugo Anibal Gonzalez Vela

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é prof.. Associado II da UFSM, professor convidado de varias universidades do Brasil e Exterior.

Mais informações: Currículo Lattes

Cómo citar

Turchielo, L. B., & Vela, H. A. G. (2009). Educação ambiental e extensão rural no Estado do Rio Grande do Sul. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 9(1), 105–122. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/914

Número

Sección

Artigos