Projeto de Educação Ambiental para os recursos hídricos do Parauninha: comunidades ribeirinhas como cidadãos ambientais promotores de sustentabilidade na região do Parque Estadual da Serra do Intendente

Autores/as

  • André Rocha Franco Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) pelo Grupo de Pesquisa do CNPQ Sociedade & Meio Ambiente / Mestrando da Universidade Federal de Minas Gerais no Instituto de Geociências (IGC/UFMG)
  • Gustavo Amaral Cardoso de Morais PUC Minas
  • Miguel Ângelo Andrade PUC Minas
  • Geraldo Tadeu Rezende Silveira PUC Minas

Palabras clave:

Educação Ambiental, Metodologia Participativa, Recursos Hídricos.

Resumen

A região da sub-bacia do rio Parauninha, exemplo de espaço impactado por ações antrópicas, deve ser conservada e percebida como fonte natural que nutre os moradores com seus recursos. Este projeto realizou-se por meio de metodologias – Planejamento, Processo e Produto e de Diagnóstico Rápido Participativo – que promoveram a participação democrática, a responsabilidade socioambiental e o resgate de saberes tradicionais locais. Os primeiros resultados, reveladores de percepções ambientais, identificaram temas relacionados ao contexto socioambiental. A partir desse momento de reconhecimento, almejou-se discutir e construir, coletivamente, soluções possíveis para a promoção da sustentabilidade e a reversão dos impactos negativos identificados com a comunidade do Parauninha, em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Rocha Franco, Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) pelo Grupo de Pesquisa do CNPQ Sociedade & Meio Ambiente / Mestrando da Universidade Federal de Minas Gerais no Instituto de Geociências (IGC/UFMG)

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado, ênfase em Educação Ambiental, e Licenciatura Plena - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais do Instituto de Geociências da UFMG, sob a orientação da Profa. Dra. Úrsula Ruchkys de Azevedo. Atua como consultor técnico no Projeto do Geopark Quadrilátero Ferrífero (candidato à Rede Mundial de Geoparks da UNESCO), junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SECTES/MG, com propostas de desenvolvimento dos geossítios através de mobilização social das prefeituras e comunidades dos municípios inseridos no território do Quadrilátero Ferrífero, de educação ambiental e patrimonial e de comunicação social e captação de recursos. Atua, também, como: colaborador de projetos junto ao Centro de Integração para a Sustentabilidade Ambiental - CISAL e à Sistêmica - Empresa Júnior de Biologia (PUC Minas); responsável pela articulação, animação e manutenção da Rede Socioambiental APA SUL RMBH, por meio da dinânima virtual e comunicação ambiental realizada no Portal da Rede - www.redeapasul.com.br; e com projetos de educação ambiental, capacitação e elaboração de redes sociais em comunidades tradicionais, em especial na Comunidade do Parauninha - Conceição do Mato Dentro, integrando a Rede Socioambiental e Cultural do Parauninha (Projeto Fapemig APQ-02511-11 - Edital 07/2011 - Extensão em Interface com a Pesquisa). Atua, principalmente, com Educação Ambiental e Patrimonial, Comunicação Socioambiental, Áreas Protegidas, Conflitos e Diagnósticos Socioambientais, Mobilização Socioparticipativa, Design Gráfico, Webdesign e outros serviços gráficos e técnicos na área socioambiental. É membro componente do Grupo de Pesquisa CNPQ - Sociedade e Meio Ambiente. Elabora e executa projetos na área socioambiental.

Gustavo Amaral Cardoso de Morais, PUC Minas

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado, ênfase em Educação Ambiental, e Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Pós-graduação Lato Sensu em Estudos de Impacto e Licenciamento em Mineração e Grandes Empreendimentos pelo IEC/PUC Minas.

Miguel Ângelo Andrade, PUC Minas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994) e Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental. Tem mestrado em Tratamento da Informação Espacial - Geografia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007), na área de Análise Ambiental. É fotógrafo, atuando com documentação científica e publicações nesta área. É professor e Chefe do Departamento de Ciências Biológicas e coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua na área de Educação Ambiental, Mobilização Social e com Áreas Protegidas, com ênfase em Planejamento e Gestão Ambiental. É vice-coordenador do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço - UNESCO - Programa Man and Biosphere.

Geraldo Tadeu Rezende Silveira, PUC Minas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988); mestrado em Engenharia Civil - Saneamento e Recursos Hídricos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1993); mestrado em Matrîse en Engeniérie de l'Environnement - Ecole Polytechnique Federale de Lausanne EPFL/Suiça (1995) (título revalidado pela UFMG); doutorado em Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e pós-doutorado em Engenharia Ambiental pela North Carolina A&T State University, Estados Unidos (2009). Pela Hydroaid, Itália, realizou o curso de especialização em coleta seletiva e reciclagem de resíduos doméstico (2010) e realiza, em 2012, o curso Technical Course on Planning for Sustainability. Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. De 2001 a 2005 foi coordenador do departamento de saneamento básico e ambiental do Instituto Politécnico (IPUC) da PUC Minas. De 2012 a 2014, é professor membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia Civil da PUC Minas. Atua na área de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos e Saneamento, com ênfase em gestão de recursos hídricos, gestão de resíduos sólidos e educação ambiental. É avaliador institucional e de cursos do INEP/MEC. Leciona na Pós-Graduação SENAC em Gestão Ambiental. Com fomento da Fapemig, coordena, atualmente, dois projetos de pesquisa - um de educação ambiental na bacia do rio Parauninha (MG) e outro de desenvolvimento de tecnologia de geração de energia eólico-solar para plataformas de petróleo. Com fomento do Governo do Estado de Minas Gerais, coordena a área de meio ambiente do projeto rio das Velhas Sem Lixão. Na iniciativa privada, trabalhou no CETEC (1996/98), no SENAI/FIEMG (1998/99), nas Agences de l´Eau Adour-Garonne e Loire Bretagne - França (1999) e na CODEMIG//Fundação Gorceix (1999/2005). É consultor na área de educação e avaliação do MEC/INEP - BNI Enade 2010, 2011 e 2012.

Publicado

2014-07-25

Cómo citar

Franco, A. R., Morais, G. A. C. de, Andrade, M. Ângelo, & Silveira, G. T. R. (2014). Projeto de Educação Ambiental para os recursos hídricos do Parauninha: comunidades ribeirinhas como cidadãos ambientais promotores de sustentabilidade na região do Parque Estadual da Serra do Intendente. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 18(2), 15–36. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/2938

Número

Sección

Artigos