Escolas Indígenas, Filosofias e Narrativas no Sertão de Pernambuco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18525

Palabras clave:

filosofia, educação escolar indígena, narrativas, epistemologia, decolonialidade

Resumen

Resumen: La educación escolar, la filosofía y las narrativas indígenas impregnan y construyen nuestros mundos. El presente trabajo pretende problematizar, a través de una lectura crítica y descolonial, la necesidad de incluir nuevas narrativas de relaciones de poder con el instrumento escolar al interior de las comunidades indígenas. Se cree que la superación del modelo colonial y eurocéntrico ya debe ser el punto focal de una estructura obsoleta que oprime violentamente las narrativas y formas de ser y vivir de los Pueblos Indígenas dentro de sus comunidades.

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Biografía del autor/a

Eduardo Vergolino, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Possui graduação (licenciatura) em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (2006), graduação (Bacharelado) em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (2012), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e doutorado em Indigenous Studies - University of Manitoba (2022). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. 

Citas

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Publicado

2025-05-30

Cómo citar

Vergolino, E. (2025). Escolas Indígenas, Filosofias e Narrativas no Sertão de Pernambuco. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–15. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18525

Número

Sección

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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