Para além da integração da educação ambiental

uma ambientalização curricular na Educação Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16118

Palabras clave:

Ambientalização curricular, Educação ambiental, Educação superior, Currículo

Resumen

In addition to the integration of Environmental Education: a curriculum environmentalization in Higher Education

No presente estudo, tem-se como objetivo: Sublinhar o caminho já percorrido para integração da educação ambiental no currículo formal, com vistas a uma ambientalização curricular na educação superior no Brasil. A presente pesquisa se caracteriza pela natureza qualitativa. Como metodologia, fizemos uso da pesquisa bibliográfica (SEVERINO, 2007, p.122). Como principais achados do estudo, destaca-se a compreensão de que processo de ambientalizacão promove movimentações para uma formação cidadã planetária, ou seja, o respeito ao ambiente natural, à diversidade cultural e à vida em todas as suas formas, tanto no nível local, quanto global, considerando esse movimento como potente inovação curricular ao promover mudanças de pensamentos e consequentemente de comportamentos.

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Biografía del autor/a

Paulo Roberto Serpa, Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI

Mestre em Educação, Bolsista CAPES/PROSUC no Doutorado em Educação, Universidade do Vale do Itajaí, docente na Educação Infantil pela Prefeitura de Porto Belo/SC.

Verônica Gesser, Univali

Doutora em Educação, Universidade do Vale do Itajaí, Coordenadora do programa de Pós-graduação mestrado e doutorado em educação da Univali.

Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos, Univali

Doutora em Educação, Universidade do Vale do Itajaí, Professora do programa de Pós-graduação mestrado e doutorado em educação da Univali.

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Publicado

2024-07-30

Cómo citar

Serpa, P. R., Gesser, V., & de Lima Siqueira dos Santos, B. C. (2024). Para além da integração da educação ambiental: uma ambientalização curricular na Educação Superior. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–19. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16118