Educação Formal dos consumidores como ação regulatória das práticas de Greenwashing e Bluewashing

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15150

Palabras clave:

Falsos discursos ambientais, Greenwashing e Bluewashing, Educação do consumidor, Ação regulatória, Educação Ambiental

Resumen

Formal consumer education as a regulatory action for greenwashing and bluewashing practices

Defende-se a potencialidade da educação formal do consumidor, a fim de que consiga exercer o importante papel que lhe cabe nas relações comerciais. O trabalho teve como objetivo analisar a influência da promoção da educação formal ao consumidor como potencial ação regulatória das práticas de greenwashing e bluewashing. Para tanto, foi construído um referencial teórico com a discussão de ambas as práticas supracitadas. Como procedimento metodológico, o estudo se enveredou por uma abordagem hipotético-dedutiva, sendo realizado um pré-experimento, cuja manipulação consistiu na promoção da educação formal aos participantes (n=40), de forma longitudinal. Com isso, foi possível validar a efetividade da educação formal dos consumidores como possível ação regulatória das práticas de greenwashing e bluewashing, aumentando tanto o conhecimento quanto o julgamento deles em relação a elas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tais Andreoli, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professora Adjunta - Administração/EPPEN - UNIFESP; Graduação em Administração (Universidade Estadual de Maringá - UEM), Mestrado em Administração (Universidade de São Paulo - USP); Doutorado em Administração (Universidade Municipal de São Caetano do Sul USCS; Pós doutorado em Comunicação (Universidade de São Paulo USP).

Citas

ANDREOLI, Taís Pasquotto; NOGUEIRA, Ana Carolina Vieira. Falsos discursos mercadológicos. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 15, n. 2, p. 69-87, 2021.

ANDREOLI, Tais Pasquotto; COSTA, Esdras da Silva; PREARO, Leandro Campi. Julgamento dos Consumidores Acerca da Prática do Greenwashing: Desenvolvimento e Validação de Escala. BBR. Brazilian Business Review, v. 19, p. 508-524, 2022.

ARRUDA FILHO, Emílio José Montero; CARDOSO, Bruno Lobato; BARBOZA, Marina Nascimento Lemos. Intenção de consumo verde no contexto das características egoístas ou altruístas do produto versus a consciência ambiental do usuário. Cadernos EBAPE. BR, v. 17, p. 414-434, 2019.

CHARATSARI, Chrysanthi; LIOUTAS, Evagelos D. Environmental education in university schools: A study in a logistics faculty. Applied Environmental Education & Communication, v. 17, n. 2, p. 124-135, 2018.

CHEN, Lei et al. A Moderated–Mediated Model for Eco-Conscious Consumer Behavior. Sustainability, v. 15, n. 2, p. 897, 2023.

DA SILVA COSTA, Esdras et al. Análise bibliométrica: greenwashing, uma rápida discussão sobre a temática. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 7, n. 3, p. 62-76, 2022.

GILLAN, Stuart L.; KOCH, Andrew; STARKS, Laura T. Firms and social responsibility: A review of ESG and CSR research in corporate finance. Journal of Corporate Finance, v. 66, p. 101889, 2021.

GREBMER, Carmen; DIEFENBACH, Sarah. The challenges of green marketing communication: Effective communication to environmentally conscious but skeptical consumers. Designs, v. 4, n. 3, p. 25, 2020.

HELMOLD, Marc. Performance Excellence in Marketing, Sales and Pricing: Leveraging Change, Lean and Innovation Management. Springer Nature, 2022.

MACELLARI, Margherita et al. Exploring bluewashing practices of alleged sustainability leaders through a counter-accounting analysis. Environmental Impact Assessment Review, v. 86, p. 106489, 2021.

MENEGALI, Gabriela Schmidt; SPERS, Eduardo Eugênio. Greenwashing: Uma análise das propagandas sobre a ótica do discurso da percepção dos consumidores. Brazilian Journal of Business, v. 2, n. 3, p. 3151-3171, 2020.

PRIETO-SANDOVAL, Vanessa; TORRES-GUEVARA, Luz Elba; GARCIA-DIAZ, Cesar. Green marketing innovation: Opportunities from an environmental education analysis in young consumers. Journal of Cleaner Production, v. 363, p. 132509, 2022.

RAASCH, Michele; DE SOUSA JÚNIOR, João Henriques; DA ROCHA, Rudimar Antunes. Consciência Ambiental de Consumidores e sua Disposição a Pagar. Revista Reuna, v. 26, n. 2, p. 46-68, 2021.

SAILER, Astrid; WILFING, Harald; STRAUS, Eva. Greenwashing and bluewashing in black Friday-related sustainable fashion marketing on Instagram. Sustainability, v. 14, n. 3, p. 1494, 2022.

SALDANHA, Patrícia Gonçalves; ARANTES, Hellen Rodrigues. Consumidores conscientes no cenário da moda global: uma análise da marca Mig Jeans à luz da publicidade social. Signos do Consumo, v. 12, n. 1, p. 112-121, 2020.

TOMAZ, Antonio Alex Dayson; TOMAZ, Maria Alexsandra. A importância da educação ambiental no combate ao greenwashing. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, v. 2, n. 3, p. 15-15, 2021.

TORRENTE, Mauro; FREIRE, Otávio Bandeira De Lamônica. Uma análise bibliométrica da produção científica sobre marketing verde referente ao período de 1994 a 2018. Revista de Administração Unimep, v. 18, n. 1, p. 218-242, 2020.

VERBICARO, Dennis; DA PONTE SILVA, Luíza Tuma; ALEX SIMÕES, Sandro. A relevância da atuação estatal no combate às práticas empresariais de greenwashing e bluewashing nas relações de consumo. Revista Jurídica Cesumar: Mestrado, v. 21, n. 1, 2021.

YARIMOGLU, Emel; BINBOGA, Gul. Understanding sustainable consumption in an emerging country: The antecedents and consequences of the ecologically conscious consumer behavior model. Business Strategy and the Environment, v. 28, n. 4, p. 642-651, 2019.

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Andreoli, T. (2023). Educação Formal dos consumidores como ação regulatória das práticas de Greenwashing e Bluewashing. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(1), 1–20. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15150