O quilombo na floresta

perspectivas e estratégias de Educação Ambiental com uma comunidade Quilombola no interior de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral

Autores/as

  • Sergio Gomes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Francimeire Fernandes Ferreira Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Lilian Sena Marinho Secretária de Educação Estadual de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i2.13117

Palabras clave:

REBIO Guaporé, Sensibilização Ambiental, Preservação, Quilombola, Rondônia

Resumen

A história dos Quilombolas no Brasil é resultado de muitos desafios e sofrimentos, mas que ainda assim permitiram sua resistência e permanência com a formação de suas comunidades. Muitas dessas comunidades estão em áreas naturais na região norte do Brasil. Avaliamos nesse artigo a comunidade Quilombola de Santo Antônio do Guaporé, e sua sobreposição com uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, bem como a construção de um Plano Estratégico a ser inserido na comunidade para práticas de Educação Ambiental. Nós discutimos a realidade da comunidade Quilombola e sua atual situação, bem como abordamos a Reserva Biológica (REBIO) Guaporé e sua importância. Por fim apresentamos um Plano Estratégico de Educação Ambiental que pode ser incluído na comunidade.

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Biografía del autor/a

Sergio Gomes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Bacharelado e Licenciado em Ciências Biológicas;

Especialista em Biodiversidade da Amazônia e Educação Ambiental;

Mestre em Ecologia e Conservação;

Doutorando em Ciências Ambientais;

Líder do grupo de pesquisa Ciências socioambientais na fronteira Brasil-Bolívia.

Francimeire Fernandes Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Bacharelada e Licenciada em Ciências Biológicas;

Especialista em Ecologia e conservação;

Mestre em Ciências Ambientais;

Doutoranda em Ecologia e Conservação;

Universidade do Estado de Mato Grosso, PPGEC;

Grupo de pesquisa Ciências socioambientais na Fronteira Brasil-Bolívia.

Lilian Sena Marinho, Secretária de Educação Estadual de Rondônia

Bacharelada e Licenciada em Ciências Biológicas;

Especialista em Biodiversidade da Amazônia;

Docente da rede estadual de Educação do estado de Rondônia.

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Publicado

2022-05-04

Cómo citar

Gomes da Silva, S., Fernandes Ferreira, F., & Sena Marinho, L. . (2022). O quilombo na floresta: perspectivas e estratégias de Educação Ambiental com uma comunidade Quilombola no interior de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(2), 285–307. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i2.13117