Interesse público: parceria no fortalecimento da cidadania ambiental

Autores/as

  • Soraya Carvalhedo Honorato
  • Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima

Palabras clave:

Cidadania, Meio Ambiente, Educação Ambiental, Sociedade Civil

Resumen

Faz-se aqui uma análise descritiva do Programa de Educação Ambiental executado mediante o Termo de Parceria celebrado entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia – IDES e o Centro de Recursos Ambientais – CRA, com vistas a fortalecer a gestão de uma unidade de conservação. Para tanto, analisou-se a metodologia empregada, a pertinência das ferramentas utilizadas, a interação e a repercussão do Programa na referida unidade de conservação. Constatou-se uma gestão mais eficaz dessa área, por ter havido a mobilização de instituições focadas nos mesmos propósitos de conservação. A educação ambiental como um processo contínuo, ativo, interativo e interdisciplinar, de fato, motivou a atitude protagônica de cada pessoa e do conjunto de indivíduos que se reconhece como titular de direitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Soraya Carvalhedo Honorato

Mestre pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Viçosa e pós-graduada (especialização) em Gestão Ambiental e Manejo de Sistemas Florestais pela Universidade Federal de Lavras. Coordenadora Regional da Unidade de Fiscalização do IMA, na Base Ambiental do Ministério Público da Costa do Dendê (2009-2010). É Pesquisadora associada no Instituto Floresta Viva e na Linha Direito à Saúde, Meio Ambiente e Direitos Humanos do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Direito à Saúde e Família (UCSal-CNPq) atuando como Professora Colaboradora.

Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima

Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFBA (2002). Com formação nas áreas jurídica e de saúde, é Juíza de Direito do Estado da Bahia, tendo atuado entre 1990 até Dezembro de 2003. Graduação inicial em Enfermagem (UFJF) e posterior graduação em Direito (UCSAL). Especializou-se em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ (1978 e 1979) e na sua experiência profissional multidisciplinar integrou dimensões da saúde e do direito através de temas que se articulam na perspectiva dos direitos humanos. Assim, trabalha e pesquisa sobre direito à saúde, direito da criança, família, justiça juvenil, cidadania, pessoa com deficiência e proteção ambiental. Coordena o Grupo "Direitos Humanos, Direito à Saúde e Família" e foi Consultora na área do Direito da Criança em Timor-Leste (2007-2009).

Publicado

2011-12-13

Cómo citar

Honorato, S. C., & Lima, I. M. S. O. (2011). Interesse público: parceria no fortalecimento da cidadania ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 16(1), 13–36. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1029

Número

Sección

Artigos