A educação ambiental e o Projeto Tamar

Authors

  • Dulce Suassuna

Keywords:

Educação ambiental. Projeto Tamar

Abstract

O trabalho discute o significado da educação ambiental para o Projeto Tamar, por meio do estudo do processo de intervenção do programa ambiental em comunidades pesqueiras do litoral brasileiro. Verifica-se que a intervenção promoveu rupturas nos modos de vida das populações envolvidas, considerando as seguintes categorias: componente estrutural/alteração de domínio: cultura e reprodução cultural – perda de sentido; cultura/integração social – perturbação da identidade coletiva e cultura/socialização – ruptura da tradição; sociedade/reprodução cultural: retirada de legitimação; sociedade/integração social: anomia; sociedade/socialização: retirada da motivação. Conclui-se situando a dimensão das rupturas ocasionadas pela intervenção do Tamar em comunidades pesqueiras e mostra-se que a proposta de educação ambiental do Projeto Tamar tem como entrave a não-participação política dos indivíduos das comunidades de pescadores.

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Author Biography

Dulce Suassuna

Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Meio Ambiente, com ênfase em Educação e Gestão Ambiental. Possui pós-doutorado em Ciências Sociais e Meio Ambiente pela Universidade de Campinas (1999).

Mais informações: Currículo Lattes

How to Cite

Suassuna, D. (2009). A educação ambiental e o Projeto Tamar. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 9(1), 55–67. Retrieved from https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/911

Issue

Section

Artigos