Educação ambiental dialógico-crítica com comunidades tradicionais no Pantanal de Mato Grosso: a solidariedade e os enfrentamentos nas práticas sociais

Autores

  • Silvano Carmo de Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Amadeu José Montagnini Logarezzi Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6194

Palavras-chave:

Educação ambiental dialógico-crítica. Educação ambiental no Pantanal. Educação ambiental com comunidades tradicionais no Pantanal. Aprendizagem dialógica. Metodologia comunicativo-crítica.

Resumo

nesta pesquisa de educação ambiental dialógico-crítica realizada no Pantanal em Cáceres-MT dialogamos, durante dois anos, com pescadoras/es tradicionais. A partir do referencial teórico-metodológico freiriano e habermasiano, objetivamos identificar e problematizar quais são os elementos obstaculizadores (processos de colonização do mundo da vida) e transformadores (processos de resistência e enfrentamento à colonização) que dizem respeito à prática da pesca profissional artesanal. Identificamos, dialogicamente, que decorrem destas práticas sociais pantaneiras processos educativos libertadores, de anúncio e denúncia permanentes, fundados em uma solidariedade interna, característica da ética tradicional ribeirinha pantaneira. Também, notamos que pesquisas de educação ambiental embasadas em valores, práticas e conceitos dialógico-críticos potencializam a coordenação de ações.

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Biografia do Autor

Silvano Carmo de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Professor do IFMT Campus Cáceres - Olegário Baldo. Doutor em Ciências Ambientais - UFSCar. Linha de pesquisa Ambiente e Sociedade - Educação Ambiental.

Amadeu José Montagnini Logarezzi, Universidade Federal de São Carlos

Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UFSCar Pós-doutorado em sociologia - UFSCar Coordenador do grupo de estudo e pesquisa em educação ambiental (Gepea / UFSCar)

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Publicado

2018-01-02

Como Citar

Souza, S. C. de, & Logarezzi, A. J. M. (2018). Educação ambiental dialógico-crítica com comunidades tradicionais no Pantanal de Mato Grosso: a solidariedade e os enfrentamentos nas práticas sociais. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 22(1), 111–131. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6194

Edição

Seção

Dossiê Temático Educação Ambiental Não Formal