Indivíduo social e formação humana: fundamentos ontológicos de uma educação ambiental crítica

Authors

  • Carlos Frederico B. Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Rio de Janeiro/RJ
  • José Garajau da Silva Neto Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - EICOS/UFRJ

Keywords:

ontologia – formação humana – indivíduo social – educação ambiental crítica

Abstract

RESUMO Objetivamos com esse ensaio discorrer sobre as categorias indivíduo e formação humana em uma leitura ontológica do ser social. A principal motivação para tal elaboração teórica está na constatação de que o discurso hegemônico na educação ambiental elabora seus argumentos e proposições pedagógicas com base em uma concepção de indivíduo dissociado das relações sociais, e de educação sem mediações com as relações de produção e a organização da sociedade. Na argumentação formulada, discorremos sobre a relevância da ontologia marxiana para a construção de uma educação ambiental que critique o fetiche da individualidade e a idealização da educação no enfrentamento dos dilemas societários, e reafirme a validade da perspectiva transformadora das relações alienadas no capitalismo. Palavras-chave: ontologia – formação humana – indivíduo social – educação ambiental crítica

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carlos Frederico B. Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Rio de Janeiro/RJ

Atualmente é professor da faculdade de educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor dos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e em psicossociologia de comunidades e ecologia social (Eicos), ambos da UFRJ.

Mais informações: Currículo Lattes

Published

2016-11-04

How to Cite

Loureiro, C. F. B., & Silva Neto, J. G. da. (2016). Indivíduo social e formação humana: fundamentos ontológicos de uma educação ambiental crítica. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 21(1), 41–58. Retrieved from https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/6089

Issue

Section

Dossiê Temático Fundamentos da Educação Ambiental