A relação entre o ser humano e a Arraia de água doce: duas faces de uma mesma moeda

Authors

  • Yara Gomes Corrêa Instituto Federal do Tocantins; Faculdade Católica do Tocantins.
  • Carla Simone Seibert Universidade Federal do Tocantins

Keywords:

Arraias de Água Doce. Seres Humanos. Bioética. Equilíbrio Ambiental. Educação Ambiental.

Abstract

Arraias de Água Doce e Seres Humanos frequentemente se envolvem em acidentes às suas margens. Este artigo tem como objetivo contextualizar a problemática relativa ao equilíbrio ambiental entre ambos os animais, sobretudo nos seus aspectos: ecológicos, fisiológicos, evolutivos e inter-relacionais; este último, perpassando pela bioética da relação entre os Animais Humanos e os Animais Não Humanos; e ainda, elencando as possibilidades de promoção do equilíbrio ambiental sadio em suas relações, fundamentando-o e aproximando-o da educação ambiental. Os resultados indicaram nove possibilidades que apontam formas de se abordar este assunto no contexto da educação ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Yara Gomes Corrêa, Instituto Federal do Tocantins; Faculdade Católica do Tocantins.

Professora do Instituto Federal do Tocantins desde 2011; Professora da Faculdade Católica do Tocantins desde 2009; 23 anos de docência; especialista em Educação Ambiental e em Política Públicas Educacionais; Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa - PT; Mestranda em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas - TO.

Carla Simone Seibert, Universidade Federal do Tocantins

Professora Dra. da Universidade Federal do Tocantins; Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente.

Published

2016-11-04

How to Cite

Gomes Corrêa, Y., & Seibert, C. S. (2016). A relação entre o ser humano e a Arraia de água doce: duas faces de uma mesma moeda. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 21(1), 173–194. Retrieved from https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5748

Issue

Section

Artigos