A Educação Ambiental em diálogo com a educação profissional: em busca de racionalidades éticas e emancipatórias

Authors

  • Ana Raquel de Souza Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)
  • Mariluza Sartori Deorce Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)

Keywords:

Educação ambiental, Educação técnica, Transição paradigmática

Abstract

O artigo apresenta potencialidades emancipatórias que perpassam as redes ambientais de um curso técnico e problematizam a racionalidade moderna. Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado intitulada “Caminhos para uma educação ambiental crítica como centro de forças no currículo do curso técnico em Mecânica do Ifes/campus Vitória”. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e, para fins de coleta de dados, utilizou-se de entrevistas e grupos focais com educandos e professores do curso técnico em Mecânica. Conclui-se que o campo ambiental constitui-se mediação importante na visibilidade e na emergência de racionalidades ancoradas em posturas éticas, sintonizadas com uma educação técnica comprometida com um projeto de cidadania ampliada e de uma formação humana integral.

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Author Biographies

Ana Raquel de Souza Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)

Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Mariluza Sartori Deorce, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e Doutora em Pontífice Universidade Católica - PUC/SP.

Published

2015-09-01

How to Cite

Rodrigues, A. R. de S., & Deorce, M. S. (2015). A Educação Ambiental em diálogo com a educação profissional: em busca de racionalidades éticas e emancipatórias. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 19(1), 151–172. Retrieved from https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/4304

Issue

Section

Artigos