Whale Watching in Itacaré and Ilhéus: the presence of non-formal teaching of biology in conducting visitors

a presença do ensino não formal de biologia na condução de visitantes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v29i2.16927

Keywords:

Educação Ambiental, Ecoturismo, Baleias Jubarte, Sul da Bahia

Abstract

In the South Coast Territory, the presence of whales has been recorded more frequently in recent years by projects aimed at preserving these animals. However, it is essential to have professionals able to organize tours with the aim of teaching visitors about the importance of the ecological link between the oceans and the continent. In this context, this study, carried out in the cities of Ilhéus and Itacaré, aimed to analyze drivers' conceptions of the impacts generated by humpback whale watching, and the importance of environmental education activities for preservation. The qualitative, descriptive and exploratory research used data from the Humpback Whale Institute's "Whale Watching" project and interviews with drivers who organize expeditions in the two cities. According to the data, whale watching tourism has developed in a responsible way, and the presence of a specialized driver contributes to the process of non-formal education for visitors.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nayane Rossetti Pinto, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Desde de 2004 atuando como Guia Ambientalista e prestadora de serviços de fotografia e coleta de dados para o Projeto Baleia Jubarte no Turismo de observação de Baleias em Itacaré -BA 2017 a 2020 passei a atuar como representante do Projeto Baleia Jubarte durante a temporada reprodutiva das baleias. 2020 participação na expedição Baleias e Golfinhos (PBJ).

Marcial Cotes, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Meio Ambiente e Especialista em Biologia de Florestas Tropicais, ambos os títulos pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professor Titular no Departamento de Ciências da Saúde (DCS) da UESC e integra o Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, a saber: Líder do MALAN (Manifestações de Lazer e Aventura na Natureza) da UESC; membro do Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Saúde e Felicidade / GPAFF (UESC); e membro do Grupo História do Lazer (HISLA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no Departamento de Ciências Naturais (DCN) e atualmente é Colaborador no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atua principalmente nos seguintes temas: Trilhas Interpretativas; Educação Ambiental; Ecoturismo; Manifestações de Lazer e Aventura na Natureza; História do Esporte, do Lazer e dos Hábitos Sociais; Educação Física Escolar; atividade física em ambientes naturais e Técnicas Verticais para pesquisa em ecologia de dossel

Emerson Antonio Rocha Melo de Lucena, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Exerceu a função de Vice Coordenador do Curso de Biologia modalidade a Distância na UESC, atuando como Coordenador do Curso durante 4 meses. Foi Coordenador Pedagógico do Curso de Especialização em Agroecologia Aplicada a Agricultura Familiar - Residência Agrária. Participou da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (ADUSC), de 2011 a 2013 como Tesoureiro e de 2013 a 2015 como Presidente. Atualmente é representante da UESC no Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) e foi representante no processo de construção do Programa de Educação Ambiental da Bahia (PEA-BA). Coordenou o PIBID da área de Biologia pela UESC de Agosto de 2018 a fevereiro de 2020. Foi Coordenador da Área de Ensino de Biologia de janeiro de 2020 a janeiro de 2021. Atualmente ocupa o cargo Administrativo de Coordenador de Integração Comunitária (COINC), na PROEX/UESC. Foi Coordenador Geral do Programa Universidade Para Todos (UESC), de Março a novembro de 2020. Ministra as disciplinas de Educação Ambiental, Estágio Curricular Supervisionado de Ensino de Biologia e Módulos Interdisciplinares. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Etnobotânica, Biologia Floral e Taxonomia de Cactaceae, bem como na área de Ensino de Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia floral, taxonomia, etnobotânica, Cactaceae e Educação Ambiental.

References

ANDRIOLO, Artur; KINAS, Paul G.; Engel, Márcia H.; MARTINS, Cristiane C. A.; RUFINO, Anne M. Humpback whales within the Brazilian breeding ground: distribution and population size estimate. Endangered Species Research, v. 11, p. 233–243, 2010. DOI: https://doi.org/10.3354/esr00282 DOI: https://doi.org/10.3354/esr00282

ARAÚJO, Maria Cristina B.; COSTA, Mônica F. Lixo no ambiente marinho. Ciência Hoje, v. 32, n. 191, p. 64–67, 2003.

BACCHI, Renato; QUEIROZ, Odaléia T. M. M.; NEIMAN, Zysman. A Educação Ambiental no Ecoturismo e no Turismo de Aventura: estudo de caso do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Santa Virgínia (SP). Revista Brasileira de Ecoturismo, v. 10, n. 2, p. 498–524, 2017. DOI: https://doi.org/10.34024/rbecotur.2017.v10.6635 DOI: https://doi.org/10.34024/rbecotur.2017.v10.6635

BAHIA. Secretaria do Meio Ambiente Programa de Educação Ambiental do Estado da Bahia: PEABA / Secretaria do Meio Ambiente – Salvador: EGBA, 2013. p.168.

BAKER, C. Scott.; HERMAM, Louis M. Behavioral responses of summering humpback whales to vessel traffic: experimental and opportunistic observation. Relatório de Dewalo Basin Marine Laboratory, Universidade do Hawaii, Honolulu, HI. Ancorage, AK. Para US National Park Service. 1989.

BANERJEE, Abhijit. Is wildlife tourism benefiting Indian protected areas? A survey. Current Issues in Tourism, v. 15, n. 3, p. 211–227, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/13683500.2011.599367 DOI: https://doi.org/10.1080/13683500.2011.599367

BIGARELLA, João J.; MOREIRA, Jasmim C. Cursos de Capacitação de Condutores de Geoturismo: As experiencias do Parque Nacional do Iguaçu (PR) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE) In: Congresso Brasileiro de Geologia, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2008. p. 389-389. Disponível em: https://www.academia.edu/769737 . Acesso: 20 mar. 2024.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 01, de 23 de janeiro de 1986. Dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para o Relatório de Impacto Ambiental – RIMA. 1986.

BRASIL. Mar das baleias. São Paulo: Bambu Editora e Artes Gráficas, 2007.

CARVALHO, Isabel Cristina M. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação ambiental. In: LAYRARGUES, P. P. (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA, 2004. (p.13-24).

CIPOLOTTI, Sérgio R. C.; MORETE Maria Emília; BASTO, Bruno I.; ENGEL Márcia; MARCOVALDI, Enrico. Aumento das atividades de observação de baleias jubarte no Brasil: implicações, monitoramento e pesquisa. Anais [...] Coréia, Uslan - Comitê Científico na 57ª reunião da Comissão Baleeira Internacional, 2005.

COOK, David; MALINAUSKAITE, Laura; DAVÍÐSDÓTTIR, Brynhildur; ÖGMUNDARDÓTTIR, Helga; ROMAN, Joe. Reflections on the ecosystem services of whales and valuing their contribution to human well-being. Ocean & Coastal Management, v. 186, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ocecoaman.2020.105100 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ocecoaman.2020.105100

CORKERON, Peter J. Humpback whales Megaptera novaeangliae) in Hervey Bay, Queensland: behaviour and responses to whale-watching vessels. Canadian Journal of Zoology, v. 73, n. 7, p. 1290–1299, 1995. DOI: https://doi.org/10.1139/z95-153 DOI: https://doi.org/10.1139/z95-153

COTES, Marcial; SALES, William das N.; SCHIAVETTI, Alexandre; NASCIMENTO, Juarez V. Necessidades formativas de condutores de visitantes em Parques Nacionais. RBEcotur - Revista Brasileira de Ecoturismo, v. 10, n. 4, p. 892–918, 2017. DOI: https://doi.org/10.34024/rbecotur.2017.v10.6656 DOI: https://doi.org/10.34024/rbecotur.2017.v10.6656

COTES, Marcial. Interpretative trail: A tool to awareness. Motricidade, v. 14, p. 78–84, 2018. DOI: https://doi.org/10.6063/motricidade.16242 DOI: https://doi.org/10.6063/motricidade.16242

COTES, Marcial.; ALVARENGA, Ana Maria; NASCIMENTO, Juarez. V. Attitudinal, conceptual, and procedural dimensions of the knowledge of trail guides in national parks. Motriz. Revista de Educacao Fisica, v. 26, n. 1, p. 1–6, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1980-6574202000010230 DOI: https://doi.org/10.1590/s1980-6574202000010230

CRESWELL, Jonh W. Projeto de Pesquisa. Métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Trad. Luciana de Oliveira Rocha, 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ENGEL, Márcia; FERNANDES, L; CIPOLOTTI, Sérgio. Observação de Baleias na Bahia - Identificação e boas práticas. 1ª ed. São Paulo: Bambu, 2016.

FERNANDEZ-LAMARZARES, Álvaro; FRAIXEDAS, Sara; BRIAS-GUINART, Aina; TERRAUBE, Julien. Principles for including conservation messaging in wildlife‐based tourism. People and Nature, v. 2, n. 3, p. 596–607, 2020. DOI: https://doi.org/10.1002/pan3.10114 DOI: https://doi.org/10.1002/pan3.10114

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 50, p. 27–38, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/s5xg9Zy7sWHxV5H54GYydfQ/?format=pdf&lang=pt . Acesso: 15 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000100003

GUDERGUES, Gabriela S.; FERREIRA, Gabriela Sousa.; BRITO, Paulo Ovídio Batista; GONDIM, Franklin Aragão. A importância do Turismo Sustentável como modo de Educação Ambiental: estudo de caso da temporada de baleias no Instituto Baleia Jubarte Praia do Forte (BA). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 396–415, 2023. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14280 DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14280

HJERPE, Evan E. Outdoor Recreation as a Sustainable Export Industry : A Case Study of the Boundary Waters Wilderness. Ecological Economics, v. 146, n. September 2017, p. 60–68, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2017.10.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2017.10.001

HOYT, Erich; PARSONS, E. Chris M. The whale-watching industry: Historical development. Cambridge University Press, v. 9780521195, feb., p. 57-70, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1017/CBO9781139018166.006 DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139018166.006

HORTON, Alice A.; BARNES, David K. A. Microplastic pollution in a rapidly changing world: Implications for remote and vulnerable marine ecosystems. Science of the Total Environment, n. 738, 140349, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.140349 DOI: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.140349

JACOBSON, Susan K.; MRALES, Nia A.; CHEN, Beida; SOODEEN, Rebeca; MOULTON, Michael P.; JAIN, Eakta. Love or Loss: Effective message framing to promote environmental conservation. Applied Environmental Education and Communication, v. 18, n. 3, p. 252–265, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/1533015X.2019.1597661 DOI: https://doi.org/10.1080/1533015X.2018.1456380

LIMA, Gustavo F. Costa. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educ. Pesqui., n. 35, v. 1, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100010 DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100010

LOUREIRO, Carlos F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LUNDSTEN, Lonny; PAULL, Charles K.; SCHLINING, Kyra L.; McGANNB, Mary; USSLER III, Guilherme. Biological characterization of a whale-fall near Vancouver Island, British Columbia, Canadá. Deep-Sea Research Part I: Oceanographic Research Papers, v. 57, n. 7, p. 918–922, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.dsr.2010.04.006 DOI: https://doi.org/10.1016/j.dsr.2010.04.006

MCNEELY, Jeffrey. A.; FAITH, Daniel P.; ALBERS, Heid. J.; GOLDSTEIN, Wendy. “Biodiversity”. En Ecosystems and human well-being: Policy responses. Millennium Ecosystem Assessment Series, Kanchan Chopra, Rik Leemans, Pushpam Kumar y Henk Simons (Org.). Washington D.C.: Island Press, v. 3, 2005. p. 119-172. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/261651961 . Acesso: 20 jan. 2024.

MELO, Rodrigo; CRISPIM, Maria Cristina; LIMA, Eduardo. Turismo em ambientes recifais: em busca da transição para a sustentabilidade, 2005.

MILLI, Júlio Cesár L.; SOLINO, Ana Paula; GEHLEN, Simoni Tormohlen. A análise textual discursiva na investigação do tema gerador: por onde e como começar? Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 11, p. 200–230, 2018.

DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p200 DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p200

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Revista Ciência e Educação, v. 12, n. 1, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009

NEIMAN, Zysman; MENDONÇA, Rita. Ecoturismo: discurso, desejo e realidade. Revista Turismo em Análise, v. 11, n. 2, p. 98, 2000. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v11i2p98-110 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v11i2p98-110

NEIMAN, Zysman; RABINOVICH, Andreá. A Educação Ambiental através do Ecoturismo: o diferencial das atividades de contato dirigido com a natureza. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 3, n. 2, p. 77, 2012. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol3.n2.p77-101 DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol3.n2.p77-101

O’CONNOR, Simon; CAMPBELL, Roderick; CORTEZ, Hernan; KNOWLES, Tristan. Whale Watching Worldwide: Tourism numbers, expenditures and economic benefits - A special report from the International Fund for Animal Welfare. International Fund for Animal Welfare, p. 295, 2009. Disponível em: https://www.cms.int/sites/default/files/document/BackgroundPaper_Aus_WhaleWatchingWorldwide_0.pdf . Acesso: 15 mar. 2024.

OLIVEIRA, Aline N.; DOMINGOS, Fabiane O.; COLASANTE, Tatiana. Reflexões sobre as práticas de Educação Ambiental em espaços de educação formal, não-formal e informal. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 15, n. 7, p. 9–19, 2020. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10064

PEREIRA, Adriana Israel de A.; SILVA, Flávio José de L.; JÚNIOR, José Martins da S. Influência dos cursos de capacitação do Projeto Golfinho Rotador na atuação profissional dos condutores de ecoturismo em Fernando de Noronha (PE): uma contribuição a sustentabilidade turística local. RBEcotur - Revista Brasileira de Ecoturismo, v. 8, n. 1, p. 31–58, 2015. DOI: https://doi.org/10.34024/rbecotur.2015.v8.6420 DOI: https://doi.org/10.34024/rbecotur.2015.v8.6420

PERSHING, Andrew J.; CHRISTENSEN, Linha B.; REGISTRO, Nicholas R.; SHERWOOD, Graham D.; STETSON, Peter B. The impact of whaling on the ocean carbon cycle: Why bigger was better. PLoS ONE, v. 5, n. 8, p. 1–9, 2010. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0012444 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0012444

PINTO, Aline. Ecoturismo e formação sócio-ambiental dos guias de turismo de Lençóis–Ba (Chapada Diamantina) Resumo. Enciclopédia Biosfera,v. 4, n. 5, p. 5831–5834, 2008. Disponível em: https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4924 . Acesso: 15 mar. 2024.

RIBAS, Liz Cristina C.; HICKENBICK, Claudia. O Papel de Condutores Ambientais Locais e de Cursos de Capacitação no Ecodesenvolvimento Turístico e as Expectativas Sociais no Sul do Brasil. Turismo em análise, v. 23, p. 143–165, 2012. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i1p143-165 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i1p143-165

ROSSI-SANTOS, Marcos R.; NETO, Elitieri S.; BARACHO, Clarêncio G.; CIPOLOTTI, Sérgio R.; MARCOVALDI, Enrico; ENGEL, Márcia H. Occurrence and distribution of humpback whales (Megaptera novaeangliae) on the north coast of the State of Bahia, Brazil, 2000–2006. ICES Journal of Marine Science, v. 65, n.4, p. 667-673, 2008. DOI: https://doi.org/10.1093/icesjms/fsn034 DOI: https://doi.org/10.1093/icesjms/fsn034

SCAGLIA, Ana Laura; PEREIRA, Patrick; RAPP, Igor, D. A. O conceito de impacto social na literatura científica brasileira. Revista Científica Intellectus, v. 64, 2021. Disponível em: http://www.revisintellectus.com.br/artigos/75.924.pdf . Acesso: 16 frv. 2024.

SCHEIDAT, Meike; CASTRO, Cristina; WILLIANS, Robert. Behavioural responses of humpback whales ( Megaptera novaeangliae ) to whalewatching boats near Isla de la Plata. Journal of Cetacean Research and Management, v. 6, n. 1, p. 1–6, 2004. DOI: http://dx.doi.org/10.47536/jcrm.v6i1.791 DOI: https://doi.org/10.47536/jcrm.v6i1.791

SIMÕES, Diana G.; MACEDO, Regina Helena F.; ENGEL, Márcia. Turismo de observação de cetáceos como ferramenta no estudo do comportamento de baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae). Revista de Etologia, v. 7, n. 1, p. 3–14, 2005.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

TAMAIO, Irineu. A mediação do professor na construção do conceito de natureza: uma experiência de educação ambiental na Serra da Cantareira e Favela do Flamengo-São Paulo/SP. 2000. Tese de Doutorado. [sn].

VILAS BOAS, Maria Helena A.; DIAS, Reinaldo. Biodiversidade e turismo: o significado e importância das espécies-bandeira Biodiversity. Angewandte Chemie International Edition, v. 6, n. 11, p. 951–952, 2010. DOI: https://doi.org/10.5380/tes.v3i1.16659

Published

2025-02-28

How to Cite

Rossetti Pinto, N., Cotes, M., & Rocha Melo de Lucena, E. A. (2025). Whale Watching in Itacaré and Ilhéus: the presence of non-formal teaching of biology in conducting visitors: a presença do ensino não formal de biologia na condução de visitantes . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2), 1–26. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v29i2.16927

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.