Educação ambiental, sustentabilidade e recursos naturais

metodologias aplicadas aos alunos do ensino fundamental I da Comunidade Quilombola de Cajazeiras - Santo Antônio/RN

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16520

Keywords:

Environmental education, natural resources, environmental awareness, school.

Abstract

Environmental education is essential nowadays, linked to the preservation of natural resources, improving people's quality of life and contributing to sustainability. It is widely known that school institutions play a fundamental role in this process, as they have the technique to expand knowledge, contributing to raising children's awareness of the environment in which they live, making them adults aware of their actions, as it becomes more It is easier to make them aware as children than after they become adults. In this context, the José Alexandre de Lima Municipal School, located in a rural area of ​​the municipality of Santo Antônio in the state of Rio Grande do Norte, appears as a suitable setting for this project that aims to raise students' awareness of their actions in relation to the environment, where they had classes related to the topic, with the notable result of raising awareness through changing attitudes, having positive impacts on the school environment, which contributed to effective and sustainable environmental education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria das Dores da Silva, Instituto de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte (IFRN)

Licenciada em Pedagogia (UNOPAR); Especialista em Educação Infantil e Pedagogia Social (UNOPAR); Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos iniciais do Ensino Fundamental (UFPI). E-mail: dmaria653@gmail.com

Bruno Lopes, Instituto de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte (IFRN)

Bacharel e Licenciado em Geografia (UFRN); Especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (IFRN); Mestre em Demografia (UFRN); Doutor em Geografia (UFRN).    E-mail: brunogeografialopes@gmail.com

References

Objetivos do desenvolvimento sustentável. Nações unidas, 2023. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>. Acesso em 30 de abril de 2023.

Benefícios da educação ambiental nas crianças. Iberdrola, 2023. Disponível em: <https://iberdrola.com/sustentabilidade/educacao-ambiental-para-criancas>. Acesso em 16 de maio de 2023.

Consequências da superexploração dos recursos naturais. Disponível em:<https://www.gov.br/fundaj/pt-br/destaques/observa-fundaj-itens/observa-fundaj/revitalizacao-de-bacias/copy_of_quais-sao-as-consequencias-da-superexploracao-dos-recursos-naturais>. Acesso em 16 de maio de 2023.

FENNER, Rose. O desafio da educação ambiental no contexto escolar. Disponível em: <https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/2603/1/Fenner.pdf> . Acesso em 16 de maio de 2023.

CHEIDA, L. E. Biologia Integrada. São Paulo: FTD, 2003.

AMORIM, L. M., Furtado, L. M., & Lopes, E.S. (2019). A importância da educação ambiental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 14 (2), 500-515.

JACOBI P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, março/ 2003.

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos. Rima. 2004.

Unesco transforma educação ambiental em componente curricular básico até 2025. Nações unidas, 2023. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/127471-unesco-transforma-educa%C3%A7%C3%A3o-ambiental-em-componente-curricular-b%C3%A1sico-at%C3%A9-2025>. Acesso em 26 de maio de 2023.

Lei da educação ambiental. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em 27 de maio de 2023.

HANSEN, Karem. Metodologias de ensino da educação ambiental no âmbito da educação infantil. Disponível em: <https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1467>. Acesso em 27 de maio de 2023.

SANTOS, Rafaella Priscilla Soares Dos et al.. A importância da educação ambiental nas escolas. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15177>. Acesso em 18 de setembro de 2023.

UNESCO. Década das Nações Unidas da Educação para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. – Brasília: UNESCO, 2005. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139937_por>. Acesso em 22 de setembro de 2023

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/>. Acesso em 22 de setembro de 2023.

VENTURI, L. A. B. Recurso natural: a construção de um conceito. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 10, n. 1, p. 09-17, 2006. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2006.74004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74004. Acesso em: 1 de novembro de 2023.

MEDEIROS, B. Aurélia, et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v.4, n.1, set.2011. Disponível em: <https://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-escola-nas-series-iniciais.pdf>. Acesso em: 1 de novembro de 2023.

VIEGAS, E. C. Gestão de recursos hídricos: uma análise a partir dos princípios ambientais. Dissertação de Mestrado em Direito. Universidade de Caxias do Sul - Caxias do Sul, RS. 2007.p.25-36.

PEREIRA, L.C.; TOCCHETTO, M.R.L.;TOCCHETTO, A.L. Embrapa- Meio ambiente. Multiuso da água e educação ambiental. Ensaio teórico. Jaguariúna, 2006.p.1-4.

Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base>. Acesso em 07 de novembro de 2023.

Published

2025-05-30

How to Cite

da Silva, M. das D., & Lopes, B. (2025). Educação ambiental, sustentabilidade e recursos naturais: metodologias aplicadas aos alunos do ensino fundamental I da Comunidade Quilombola de Cajazeiras - Santo Antônio/RN. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–18. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16520

Issue

Section

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.