O currículo do Projovem Campo-MT e o diálogo com a educação ambiental: desafios entre políticas e práticas camponesas

Authors

  • Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra PPGEN/CRJAC/GEAC/IFMT
  • Michele Tomoko Sato Docente PPGE/UFMT, LÍDER DO GRUPO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E ARTE- GPEA
  • Imara Pizzato Quadros Docente de Artes do IFMT/PPGEN

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11200

Keywords:

Projovem Campo, Currículo, Educação Ambiental, Educação do Campo, Políticas Públicas.

Abstract

O presente artigo pretende refletir sobre a inserção da Educação do Campo no Campus São Vicente do IFMT. Nesta pesquisa, abordamos a Especialização lato sensu “Projovem Campo: saberes e fazeres da terra”. O objetivo é descrever o currículo do Projovem Campo como eixo central das discussões, em diálogo com a Educação Ambiental. Optamos pelo estudo de caso na descrição do processo formativo e lançamos um olhar crítico sobre o material didático da especialização usado para discutir sustentabilidade e assuntos corelacionados à temática ambiental. Como resultado, foi possível perceber a dimensão do programa nas comunidades enquanto política pública e discutirmos a dimensão curricular em diálogo com a Educação Ambiental. The curriculum of Projovem Campo / MT and the dialogue with environmental education: challenges between peasant politics and practices This article aims to reflect on the insertion of Rural Education in the São Vicente Campus of the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT). The main objective is to describe the curriculum of “Projovem Campo” Programme, as the central axis of the discussions, in dialogue with Environmental Education. We chose the case study because we believe that the interpretations of this process cannot be generalized to all locus of this public policy. As a result, it was possible to map and identify associations, cooperatives, solidarity economy enterprises, etc. All these elements were fundamental to discuss the curricular dimension of Projovem Campo in dialogue with Environmental Education Keywords: Projovem Campo; Curriculum; Environmental education; Rural Education.

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Author Biographies

Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, PPGEN/CRJAC/GEAC/IFMT

Pedagogo, doutor em Educação UFMT, DOCENTE DO PPGEN/IFMT e líder do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Educação Campesina - GEAC

Michele Tomoko Sato, Docente PPGE/UFMT, LÍDER DO GRUPO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E ARTE- GPEA

Doutora em Ciências, docente PPGE/UFMT, LÍDER DO GRUPO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E ARTE- GPEA

Imara Pizzato Quadros, Docente de Artes do IFMT/PPGEN

Licenciada em Artes, Doutora em Educação pela UFMT, DOCENTE DO IFMT/PPGEN

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Published

2020-08-31

How to Cite

Senra, R. E. F., Sato, M. T., & Quadros, I. P. (2020). O currículo do Projovem Campo-MT e o diálogo com a educação ambiental: desafios entre políticas e práticas camponesas. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(2), 341–368. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11200

Issue

Section

Dossiê: Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo